QUARENTENA

Coronavírus: Bolsonaro inclui atividades religiosas em lista de serviços essenciais

Lotéricas, produção de energia e petróleo também entram como atividades essenciais

Katarina Moraes
Katarina Moraes
Publicado em 26/03/2020 às 8:41
Notícia
SERGIO LIMA/AFP
O presidente da República vem negando que foi infectado pelo vírus, mas não apresentou os exames - FOTO: SERGIO LIMA/AFP
Leitura:

O presidente Jair Bolsonaro declarou essenciais 'atividades religiosas', assim como lotéricas, produção de energia e petróleo, em decreto publicado nesta quinta-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU). Este altera o decreto da última sexta-feira (20), que determinava quais serviços eram "indispensáveis" durante quarentena do novo coronavírusAssim, tais serviços podem voltar a funcionar imediatamente, sem necessidade de aprovação do Congresso, por se tratar de um decreto presidencial.

O texto afirma que funcionamento deve depender, no entanto, de determinações do Ministério da Saúde. "Atividades religiosas de qualquer natureza, obedecidas as determinações do Ministério da Saúde", afirma o decreto.

Confira o texto completo clicando aqui.

Conduta da OMS

O decreto de Bolsonaro que permite atividades religiosas contraria medidas propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que reiterou, nessa quarta-feira (25), a necessidade dos cidadãos respeitarem a quarentena. “Interromper o movimento da população faz ganhar tempo e reduzir a pressão nos sistemas de saúde”, advertiu o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

Ao ser questionada sobre as recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro, a OMS não quis falar diretamente sobre o Brasil. O chefe de Serviços de Emergência, Michael Ryan, respondeu: “Eu acho que já falamos sobre questões como essa antes. Nós confiamos que todos os governos vão tomar as ações apropriadas. Nós também entendemos a situação terrível que os países enfrentam para proteger as economias e os sistemas sociais. Mas temos que focar primeiro em parar essa doença e em salvar vidas”.

E o diretor-geral completou: “temos que ter todos os setores importantes trabalhando juntos para controlar essa pandemia – e não falo só dos governos. Precisamos do esforço da comunidade. Esse vírus é muito perigoso, já estamos dizendo há meses. Esse vírus é o inimigo público número um. Temos dito que a janela de oportunidade está diminuindo. É uma responsabilidade de todos, especialmente a liderança política é chave”, afirmou Tedros Adhanom.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Confira o mapa de casos

Linha do tempo de casos em Pernambuco

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias