Pandemia

Túlio Gadêlha apresenta projeto de lei para evitar manipulação de preços em casos de pandemia ou calamidade pública

Até o momento não há legislação específica que prevê correção estatal ao aumento arbitrário dos lucros no caso de pandemias ou estado de calamidade pública

Gabriela Carvalho
Cadastrado por
Gabriela Carvalho
Publicado em 27/03/2020 às 11:07
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
NOME 1 Deputado Túlio Gadêlha tem apoio da Nacional do partido - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) apresentou projeto de lei que dispõe sobre o controle do Estado no combate à manipulação e ao abuso de preços de itens de enfrentamento em casos de decretação de pandemia ou estado de calamidade pública.

>> Para amenizar efeito do coronavírus, Justiça do Estado suspende auxílios e adiantamento de 13º salário

O intuito é evitar aumento arbitrário dos preços em situações excepcionais - como o caso do surto do novo coronavírus (Covid-19) - prejudiquem a população. Os itens essenciais serão determinados pelo Ministério da Saúde na ocasião.

 De acordo com o projeto, três critérios serão levados em consideração na mediação estatal: o controle de preços se aplica enquanto durar o período de pandemia ou de estado de calamidade pública; os itens considerados essenciais serão determinados por ato do Ministério da Saúde; e o valor do produto levará em conta o valor médio de mercado com base nos 90 dias anteriores ao decreto.

>> Mais de 80 políticos assinam manifesto pedindo respeito às recomendações internacionais no combate ao coronavírus

 O artigo 173, da Constituição Federal, prevê a correção estatal ao abuso de poder econômico e ao aumento arbitrário dos lucros. Porém, não existe legislação específica para os casos de pandemia e de calamidade pública.

Diante da pandemia e da necessidade de isolamento social e quarentena, que prejudica a renda de muitos brasileiros, precisamos aprovar com urgência medidas que garantam à população o amplo acesso aos itens fundamentais à prevenção ao coronavírus e combater as práticas inapropriadas e oportunistas que estamos enfrentando nas últimas semanas
justificou o deputado

>> Vereadores do Recife destinam mais de R$ 8 milhões para ações de combate a pandemia do coronavírus

 Um dos primeiros reflexos que a sociedade brasileira sofreu foi o aumento abusivo dos preços de itens fundamentais na prevenção ao vírus, sobretudo, material de higiene e produtos hospitalares, como máscaras e álcool em gel. Em alguns casos, estes produtos tiveram aumento de preço de até 500% neste período.

Citação

Diante da pandemia e da necessidade de isolamento social e quarentena, que prejudica a renda de muitos brasileiros, precisamos aprovar com urgência medidas que garantam à população o amplo acesso aos itens fundamentais à

justificou o deputado

Comentários

Últimas notícias