manifesto

Líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho, defende isolamento social

Contrariando seu líder, o senador defende o isolamento social como medida mais eficaz para minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 30/03/2020 às 18:21 | Atualizado em 30/03/2020 às 18:21
Foto: Sérgio Bernardo/ JC Imagem
Aliado de Armando Monteiro (PTB), Fernando Bezerra Coelho sendo confirmado para a vaga, assume importante cargo no governo Temer - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/ JC Imagem

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) divulgou, nesta segunda-feira (30), o manifesto em defesa do isolamento social como a medida mais eficaz para minimizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Segundo o documento, assinado por diversos líderes partidários no Senado, somente o isolamento social será capaz de promover o “achatamento da curva” de transmissão da Covid-19 no Brasil.

>> Sobe para seis o número de mortes pelo novo coronavírus em Pernambuco

“A experiência dos países que estão em estágios mais avançados de disseminação da doença deixa claro que, diante da inexistência de vacina ou de tratamento médico plenamente comprovado, a medida mais eficaz de minimização dos efeitos da pandemia é o isolamento social. Somente o isolamento social, mantidas as atividades essenciais, poderá promover o ‘achatamento da curva’ de contágio, possibilitando que a estrutura de saúde possa atender ao maior número possível de enfermos, salvando assim milhões de vidas, conforme apontam os estudos sobre o tema.” 

>> Com 159 mortes, Brasil tem 4.579 casos confirmados de coronavírus

No documento, os líderes lembram que “ao Estado cabe apoiar as pessoas vulneráveis, os empreendedores e segmentos sociais que serão atingidos economicamente pelos efeitos do isolamento”. Por fim, reiteram o apoio ao isolamento social. “O Senado Federal, através da maioria expressiva dos seus líderes, se manifesta de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde e apoia o isolamento social no Brasil, ao mesmo tempo em que pede ao povo que cumpra as medidas ficando em casa.”

Confira a íntegra do manifesto:

Pelo isolamento social

A pandemia do coronavírus impõe a todos os povos e nações um profundo desafio no seu enfrentamento.

A experiência dos países que estão em estágios mais avançados de disseminação da doença deixa claro que, diante da inexistência de vacina ou de tratamento médico plenamente comprovado, a medida mais eficaz de minimização dos efeitos da pandemia é o isolamento social.

Somente o isolamento social, mantidas as atividades essenciais, poderá promover o “achatamento da curva” de contágio, possibilitando que a estrutura de saúde possa atender ao maior número possível de enfermos, salvando assim milhões de vidas, conforme apontam os estudos sobre o tema. Ao Estado cabe apoiar as pessoas vulneráveis, os empreendedores e segmentos sociais que serão atingidos economicamente pelos efeitos do isolamento.

Diante do exposto, o Senado Federal, através da maioria expressiva dos seus líderes, se manifesta de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde e apoia o isolamento social no Brasil, ao mesmo tempo em que pede ao povo que cumpra as medidas ficando em casa.

Comentários

Últimas notícias