Partido dos Trabalhadores

Dirigentes e políticos criticam ação que pede o cancelamento do registro do PT

Manifestação da ação que prevê o cancelamento do registro do partido foi apresentada no último dia 27

Gabriela Carvalho
Cadastrado por
Gabriela Carvalho
Publicado em 06/04/2020 às 14:12 | Atualizado em 06/04/2020 às 14:20
Foto: Nelson Almeida/AFP
Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT - FOTO: Foto: Nelson Almeida/AFP

Dirigentes e políticos do Partido dos Trabalhadores (PT) criticaram ação apresentada que prevê o cancelamento do registro da sigla. 

>> Procuradoria dá parecer a favor de ação de cancelamento do registro do PT

A manifestação foi apresentada no último dia 27, no âmbito de requerimento que alegava que "no curso da operação Lava Jato restou demonstrado que o PT recebeu recursos de origem estrangeira".

Ao se manifestar a favor do início da fase de instrução do processo, o vice-procurador-geral eleitoral Renato Brill de Goés se baseou na Lei dos Partidos Políticos que indica que o "Tribunal Superior Eleitoral, após trânsito em julgado de decisão, determina o cancelamento do registro civil e do estatuto do partido contra o qual fique provado ter recebido ou estar recebendo recursos financeiros de procedência estrangeira".

A deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, considerou o pedido de cancelamento "esdrúxulo e ilegal".

A ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, disse em nota que tentativa de cassação do registro do PT "evoca tempos sombrios que não podem voltar".

"O PT não vai sucumbir a essa tentativa canhestra de calar sua voz, que nesses 40 anos de existência sempre falou alto e forte em defesa do povo brasileiro, de seus direitos, na luta por um Brasil e um mundo mais justo e menos desigual", disse Dilma.

O perfil oficial do partido no Twitter acusou o Ministério Público Federal de querer "calar a voz da oposição, atendendo aos desejos do desgoverno Bolsonaro".

O ex-candidato à Presidência da República Guilherme Boulos (PSOL) também criticou ação de cancelamento do partido.

Comentários

Últimas notícias