Weintraub

Weintraub quer premiar universidades que mantêm atividades durante pandemia do coronavírus

Ministro da Educação defendeu reabertura das universidades em publicação nas redes sociais

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 19/04/2020 às 10:21 | Atualizado em 19/04/2020 às 10:22
Arquivo/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Ministro da Educação, Abraham Weintraub - FOTO: Arquivo/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Mesmo com a recomendação de autoridades sanitárias para que o isolamento social seja mantido, com o objetivo de conter o avanço da covid-19, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, se manifestou neste sábado (18), a favor da volta às aulas e afirmou que as universidades que estão mantendo as atividades serão premiadas.

>> Acompanhe as últimas notícias sobre o coronavírus

Em postagem no Twitter na qual o ministro disse que haverá neste ano o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um internauta questionou sobre as universidades que estão paradas. "Autonomia universitária... Porém, as que estão dando aulas receberão mais recursos e serão premiadas. Há joio e há trigo...", respondeu Weintraub.

"Os estudantes parados devem se organizar e pressionar reitores/diretores por aulas a distância. Vocês são adultos! Lutem pelo seu futuro!", afirmou também o ministro. Ao falar sobre o funcionamento de escolas particulares, por mais de uma vez Weintraub citou os governadores. "Tento ajudar, porém, alguns governadores pararam o Brasil", disse.

O presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), disse que "as universidades que não estão tendo aula têm um motivo óbvio que é o combate dessa crise e para diminuir o número de mortes".

Ele afirmou que "quem está ficando em casa não fica porque quer". E complementou: "Ninguém é joio por tentar salvar vidas".

>> Ministério da Educação prorroga volta das aulas presenciais por mais 30 dias

A deputada Tabata Amaral (PDT-SP) também fez críticas. "Ao se negar a adiar a prova do Enem e ameaçar as universidades, ele está mais uma vez sendo completamente irresponsável e demonstrando sua grande falta de conhecimento da realidade do Brasil", disse. "Ao invés de estar falando besteira, ele deveria estar conversando com secretários estaduais, municipais e reitores para encontrar soluções", afirmou

Comentários

Últimas notícias