PROTESTOS

Presidente Nacional do PSB repudia manifestações em defesa da intervenção militar no Brasil

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, também criticou, por nota, a presença do presidente Jair Bolsonaro no ato realizado em Brasília e que reuniu centenas de pessoas

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 20/04/2020 às 15:18 | Atualizado em 20/04/2020 às 21:34
Foto: Humberto Pradera/Divulgação
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, elogiou a publicação do general Santo Cruz, de que o Exército brasileiro "é uma instituição de Estado e não de governo" - FOTO: Foto: Humberto Pradera/Divulgação

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, repudiou as manifestações ocorridas, neste domingo (19), propondo o fechamnto do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e pedindo a intervenção militar. De acordo com Siqueira, a postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que participou da manifestação realizada em Brasília, foi uma forma de afrontar a democracia brasileira. 

>> Prefeitos repudiam manifestações que atentem contra a democracia brasileira

>> Bolsonaro participa de manifestação no QG do Exército, em Brasília

>> Governadores reagem as manifestações em apoio a intervenção militar e contra o Congresso Nacional

"A simples presença do presidente em evento desta espécie é um insulto à ordem democrática, atendendo apenas e tão somente às suas estratégias e interesses políticos. Dentro deste contexto é muito bem vinda manifestação do general Santos Cruz, que declara em seu perfil no Twitter que o Exército brasileiro é “instituição de Estado e não de governo”, perfilando-o nesses termos à defesa da democracia", declarou o presidente do PSB, nesta segunda-feira (20).

 

 

Ainda segundo o dirigente socialista, o general ressalta que a democracia exige "disputas civilizadas, equilíbrio de Poderes e aperfeiçoamento das instituições". "Esperamos nós todos, que temos na democracia uma garantia civilizacional, que outros membros do Exército brasileiro tenham a mesma postura que o general Santos Cruz. Afinal de contas, não se deve permitir que as Forças Armadas, alicerce da vida democrática, sejam envolvidas com iniciativas flagrantemente político-ideológicas, que não representam em absoluto o pensamento majoritário do povo brasileiro.", conclui Carlos Siqueiras.

As manifestações a favor da instituição do AI-5 e com críticas ao STF e ao Congresso Nacional, repercutiram nas redes sociais. Diversas lideranças políticas e governadores criticaram os atos e a participação do presidente Jair Bolsonaro. 

 

 

 

 

 

Carta ao Congresso


Dos 27 governadores que integram o Fórum Nacional de Governadores, 20 deles assinaram uma carta aberta, neste domingo (19), endereçada ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticando as recentes falas do presidente Jair Bolsonaro sobre a postura dos dois líderes.

"Nesse momento em que o mundo vive uma das suas maiores crises, temos testemunhado o empenho com que os presidentes do Senado e da Câmara têm se conduzido, dedicando especial atenção às necessidades dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios brasileiros. Ambos demonstram estar cientes de que é nessas instâncias que se dá a mais dura luta contra nosso inimigo comum, o coronavírus, e onde, portanto,
precisam ser concentrados os maiores esforços de socorro federativo", diz trecho do documento

Comentários

Últimas notícias