covid-19

Após criticar a divulgação de mortes por coronavírus, governo Bolsonaro reforça foco no número de curados

O ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, chegou a pedir notícias positivas

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 23/04/2020 às 14:01
MARCOS CORRÊA/PR
Com o diagnóstico de Ramos, todos os quatro ministros que despacham no Palácio do Planalto já se contaminaram com a nova doença - FOTO: MARCOS CORRÊA/PR

Um dia depois de o ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, pedir que imprensa dê notícias positivas e menos "caixões e mortos", a comunicação do governo Jair Bolsonaro, que fica sob o guarda-chuva de Ramos, reforçou as publicações no sentido de exaltar o número de curados do novo coronavírus (covid-19) no país.

"24.325 pessoas já foram curadas do coronavírus no Brasil (56,5% dos 43.079 diagnosticados). Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde, nessa terça (21). E mais de 37% dos pacientes (16.013) estão em recuperação. Nossos índices estão entre os melhores do mundo", afirma a secretaria de comunicação em publicação no Twitter, nesta quinta-feira (23).

>> 'Eu não sou coveiro', diz presidente Jair Bolsonaro sobre mortes causadas pelo coronavírus

>> Coronavírus: número de pacientes graves em UTIs aumenta 83% em 24 horas em Pernambuco

A Secom não colocou em seu material nenhuma menção aos e 2.906 mortes decorrente de coronavírus no Brasil, registradas no último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. Em Pernambuco, por exemplo, já são três mil infectados e 282 óbitos. 

A crítica do ministro Ramos foi direcionada ao que ele chamou de "cobertura maciça de fatos negativos" da imprensa. "No jornal da manhã é caixão, corpo; na hora do almoço, é caixão novamente. No jornal da noite é caixão, corpo e número de mortos. Eu pergunto a todos: como é que você acha que uma senhora de idade, uma pessoa humilde ou que sofre de outra enfermidade se sente com essa maciça divulgação desses fatos negativos. Não tá ajudando. Ninguém aqui está dizendo que tem que esconder. Os senhores (jornalistas), eu conclamo encarecidamente, tem tanta coisa positiva acontecendo", disse Ramos, durante entrevista no Planalto.

Outro ponto destacado pelo governo Bolsonaro é no quesito taxa de letalidade. Em outra publicação, se afirma que o Brasil aparece com taxas de mortalidade por milhão de habitantes muito inferiores às apresentadas por EUA, Espanha, Itália, França e Alemanha.

>> 'Ministro terá de manter isolamento ou arcar com mortes', diz presidente da ABC

Teich

O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, já havia afirmado que o Brasil é um dos países com melhor desempenho contra a covid-19, sem levar em conta a subnotificação de casos da doença no País. "O Brasil hoje é um dos países que melhor performa em relação a covid. Se você analisar mortos por milhão de pessoas, o número do Brasil é de 8.17. A Alemanha tem 15. A Itália 135. Espanha 255. Reino unido 90 e EUA 29", disse Teich nessa quarta-feira (22).

A fala não levou em consideração a falta de testes, o que não permite afirmar quantos casos e mortes o País tem de fato e nem mesmo que os países usados como referência já passaram da fase aguda da epidemia.

Comentários

Últimas notícias