CONGRESSO NACIONAL

Maia diz que pedido de impeachment contra Bolsonaro tem que ser pensado com 'paciência e equilíbrio'

A abertura do processo contra o presidente tem sido uma questão levantada nos últimos dias

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 27/04/2020 às 16:12 | Atualizado em 27/04/2020 às 16:55
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia - FOTO: Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

com informações do UOL

Uma possível abertura de processo de impeachment contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), tem sido um dos assuntos mais comentados nos últimos dias por causa da postura adotada pelo chefe do Executivo diante da pandemia do coronavírus e das acusações de interferir na Polícia Federal feitas pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro. No entanto, segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), o assunto deve ser tratado 'com paciência e equilíbrio'. O comentário foi feito nesta segunda-feira (27), dias após ser alvo de críticas de Bolsonaro. Ao menos 25 pedidos para abertura do processo foram protocolados. 

>> Bolsonaro declara guerra a Rodrigo Maia e diz: "Tem que me respeitar como chefe do Executivo"

>> "Presidente nos joga pedras, Parlamento vai jogar flores", diz Maia em resposta às críticas de Bolsonaro

"A gente precisa ter paciência e equilíbrio e não ter açodamento, porque o açodamento e a pressas, nesses temas, vão ajudar a questão do coronavírus ter contornos mais graves no impacto da vida da sociedade brasileira", disse.

Maia falou que o importante é reduzir os danos da crise instaurada no atual governo. "Precisamos ter paciência, ouvir mais do que falar, para que a gente possa continuar enfrentando esses desafios, que não são pequenos, que terão impactos na vida das pessoas, somado a uma crise política (...) não podemos de forma nenhuma que o parlamento seja mais um instrumento de crises e incertezas que, infelizmente, tem sido gerado no nosso país", comentou.

O presidente da Câmara afirmou ainda que "quando você trata de tema como impeachment eu sou um juiz, não posso ficar comentando temas dos quais a decisão é minha de forma independente. Já passei por isso no governo do presidente Michel Temer (MDB) e com paciência e equilíbrio a gente superou esse período".

Em relação a saída de Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública), o presidente da Câmara disse que "no meio de uma pandemia, a troca de ministros sempre gera insegurança. Você tem dois ministros que têm credibilidade na sociedade e o terceiro, Paulo Guedes, também tem credibilidade".



Bolsonaro declara guerra contra Maia

No dia 16 de abril, após demitir o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-SP), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) abriu fogo contra Rodrigo Maia. O ataque aconteceu durante entrevista à CNN Brasil. Segundo Bolsonaro, a atuação do presidente da Câmara é "péssima" e insinuou que o parlamentar trama contra o seu governo.

Durante a entrevista, o presidente da República ainda disse que Maia tem que o "respeitar como chefe do Executivo". "O sentimento que eu tenho é que ele não quer amenizar os problemas", comentou. Em resposta a Bolsonaro, Maia disse que não iria atacá-lo de volta. "O presidente não vai ter de mim ataques. Ele joga pedras, o Parlamento vai jogar flores ao Governo Federal", comentou.

Comentários

Últimas notícias