BOA VIAGEM

Apoiadores de Bolsonaro organizam ato no Recife pró-abertura do comércio com presença de pré-candidatos

O ato está marcado para esta sexta-feira (1°) no bairro de Boa Viagem

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 30/04/2020 às 13:52 | Atualizado em 30/04/2020 às 14:50
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Um outro ato semelhante já foi realizado no Recife - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

No dia do trabalhador, comemorado nesta sexta-feira (1°) no país, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) irão se reunir na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife, para pedir a abertura do comércio, fechado devido a pandemia do novo coronavírus. Em um grupo criado no WhatsApp, os organizadores da manifestação pedem que os presentes se vistam de verde e amarelo e dizem que o uso da máscara, uma das principais medidas de prevenção contra a covid-19, é opcional.

>> Manifestantes pedem intervenção militar em ato no Recife

>> Maioria de tuítes de ato pró-Bolsonaro veio de robôs, diz levantamento

>> Mesmo com coronavírus, ato pró-Bolsonaro atrai militantes em Boa Viagem

O ato está marcado para ter início às 14h em frente a Padaria Boa Viagem. A descrição da manifestação é: 'Grande marcha pela abertura do comércio', e o lema é 'Bora trabalhar'. Os organizadores ainda pedem para levar a bandeira nacional, uma das principais marcas do atual governo. No ato, estarão presentes líderes de movimentos e pré-candidatos nas eleições 2020. Ainda não se sabe se haverá manifestações em outros estados.

Manifestações semelhantes

Desrespeitando o decreto estadual para evitar aglomerações com o intuito de frear o avanço do novo coronavírus em Pernambuco e não cumprindo o isolamento social, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro se reuniram, no dia 19 de abril, em frente ao Comando Militar do Nordeste, localizado na BR-232, Zona Oeste do Recife, para pedir o fim da quarentena, intervenção militar, fechamento do Congresso Nacional e também a volta do AI-5 e as Forças Armadas nas ruas.

Há mais de 1 mês, no dia 15 de março, um ato semelhante foi realizado em várias partes do país, incluindo Brasília, que teve a presença do presidente da República. Bolsonaro, descumprindo a quarentena por ter entrado em contato com pessoas que testaram positivo para a doença, fez uma carreata improvisada, provocando uma aglomeração de pessoas, desceu do carro e cumprimentou, com contato físico, apoiadores que o esperavam.

No Recife, neste mesmo dia, os apoiadores do presidente se reuniram na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O ato foi realizado quando Pernambuco tinha registro de sete casos confirmados do novo coronavíus, hoje, o total de infectados chega a 6.876.

Governo prorroga decreto de medidas restritivas em Pernambuco

Nesta quinta-feira (30), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), prorrogou o decreto de isolamento social em Pernambuco, com o fechamento do comércio e das atividades classificadas como não essenciais e a proibição de acesso à praia e parques públicos. Segundo o decreto, o comércio e serviços, parques e praias continuam fechados até o dia 15 de maio. Já a suspensão das aulas nas escolas, universidades e demais estabelecimentos de ensino, público ou privado, permanece em vigor até o dia 31 de maio de 2020.

Além disso, o governo modificou o decreto n° 48.809, de 14 de março de 2020, e passou a permitir o funcionamento das lojas de material de informática, por meio de entrega em domicílio ou como ponto de coleta. Os serviços de assistência técnica de eletrodomésticos e equipamentos de informática também estão liberados.

Casos confirmados do novo coronavírus

Pernambuco registrou recorde, nesta quinta-feira (30), de confirmação de casos do novo coronavírus em 24 horas, com 682 testes positivos para a doença. Segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o total de infectados chegou a 6.876.

O número de óbitos também subiu. Agora, o Estado totaliza 565 mortes. Além disso, foram confirmados mais 121 pacientes recuperados da doença, totalizando 1.074 curas.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

REPRODUÇÃO/WHATSAPP
Na descrição do grupo, os organizadores definem como 'Grande marcha pela abertura do comércio' - FOTO:REPRODUÇÃO/WHATSAPP

Comentários

Últimas notícias