CENTRÃO

Não faz sentido Bolsonaro querer apoio dos partidos e não permitir que participem do governo, diz ex-presidente da Câmara

Presidente da República buscou apoio do Centrão, bloco de partidos composto por mais de 10 legendas e cerca de 230 representantes

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 04/05/2020 às 10:15 | Atualizado em 04/05/2020 às 10:22
Foto: ABr
Aldo Rebelo ocupou o cargo de ministro da Defesa entre 2 de outubro de 2015 a 12 de maio de 2016, durante o governo Dilma Rousseff - FOTO: Foto: ABr

No final de abril, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) iniciou uma aproximação com o Centrão, bloco de partidos composto por mais de 10 legendas e cerca de 230 representantes. O ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-ministro da Defesa no governo Dilma Rousseff, Aldo Rebelo, defendeu, nesta segunda-feira (4), em entrevista à Rádio Jornal, que a coalizão dos políticos ao governo vigente deve funcionar com apoio e participação.

"Quem apoia o governo, participa do governo. Não faz sentido o presidente da república querer apoio dos partidos e dizer: ‘vocês apoiam mas não participam do governo. Quem participa são os meus filhos, os militares da reserva que eu escolher, os indicados de Olavo de Carvalho’", disse Rebelo.

O atual membro do Solidariedade afirma que, em sua opinião, este tipo de aliança não funciona. "Na minha ideia, isso não funciona, em qualquer país do mundo. Se o governo foi conquistado por republicanos, os republicanos vão governar".

Para ele, o que está acontecendo é a bajulação com oferecimento da direção em agências como a Anvisa, por exemplo. "Se você não assume que o partido que apoia o governo participe do governo, você vai tentar fazer isso debaixo dos panos? Nos bastidores? Chamar os deputados e ficar oferecendo, na surdina, a Anvisa, como está acontecendo?".

Rebelo cobra que haja transparência. Para ele, Bolsonaro precisa dizer que o partido irá apoiá-lo, vai votar de acordo com seu governo e vai participar de tal função. "Que faça isso de forma transparente. E vou exigir que a pessoa que ele indique para tal função, seja uma pessoa que tenha um currículo, uma biografia. Se não, vira isso que está acontecendo", e completa:"Bolsonaro diz que não vai se dobrar, mas os ministros chamam os deputados para oferecer cargos, todo mundo sabe disso porque os próprios deputados vazam isso, pelas suas mídias sociais".

Comentários

Últimas notícias