COVID-19

'Poucos moradores de rua têm covid-19, porque ninguém pega na mão deles', diz ministra Damares

Contudo, a ministra lamentou a possível 'motivação' para o baixo contágio

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 07/05/2020 às 18:40 | Atualizado em 07/05/2020 às 18:54
Marcello Casal JrAgência Brasil
Damares Alves em participa de coletiva de imprensa no Palácio do Planalto - FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasil

A ministra Damares Alves (pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos), alegou, durante uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (07), que poucos moradores de rua adoecem com a covid-19 e ainda apresentou um motivo pelo 'baixo' índice de contágio nos desabrigados: "Ninguém pega na mão deles". Ainda durante a fala, ela lamentou a possível motivação.

>> Saiba tudo sobre o novo coronavírus

"Não são muitos [que têm a doença]. E por que não são muitos ainda? Ninguém pega na mão deles, ninguém abraça morador de rua. Infelizmente", explicou Damares, mesmo sem o Governo Federal ter dados concretos de quantos moradores de rua já foram contaminados com o novo coronavírus.

Prioridade do Governo Federal

No discurso, Damares falou sobre o que chama de prioridade do governo de Jair Bolsonaro. "No governo Bolsonaro a gente tem dito que ninguém vai ficar para trás. A população de rua é prioridade para o governo, agora vamos acolher, em momento de emergência, mas paralelamente apresentaremos a política pública para a população de rua", prometeu.

'Brasil Acolhedor'

De acordo com a ministra, o programa 'Brasil Acolhedor' vai ser uma mobilização nacional para ajudar as pessoas em situação de ruas.

Por sua vez, o secretário especial do Desenvolvimento, Sérgio Augusto de Queiroz, destacou que existem, pelo menos, 78.195 pessoas no País em situação de rua na mira da pasta para receber um auxílio, e que o governo deverá liberar um crédito extraordinário de R$ 2,55 bilhões para ajudá-las.

Os locais de acolhimento que queiram receber parte do auxílio citado acima deverão comprovar o seu funcionamento regularizado e reforçar ainda mais as pedidas de higiene, priorizando sempre acomodações individuais.

Somente em São Paulo, dentre os quase 2 mil mortos pela covid-19, 22 são moradores de rua, de acordo com informações repassadas pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB). Oito deles, além de serem idosos, apresentavam outras comorbidades. Ainda segundo a Prefeitura, outros 40 casos suspeitos do novo coronavírus são de pessoas sem-teto.

Também de acordo com a administração municipal, não há óbito de algum desabrigado em estabelecimentos criados para acolher pessoas nesta situação. Um albergue e um centro de acolhimento estão disponíveis para tal finalidade. Contudo, os 40 sem-teto com as suspeitas da covid-19 continuam nesses locais.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias