Governo entrega ao STF vídeo de reunião entre Jair Bolsonaro, Sergio Moro e outros ministros

O material foi entregue em um HD externo e está em sigilo temporário, imposto pelo decano da corte

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 08/05/2020 às 21:12 | Atualizado em 08/05/2020 às 21:48
Valter Campanato/ABr
Seis integrantes da Corte indicaram concordar com a medida - FOTO: Valter Campanato/ABr

 

Foi entregue na noite desta sexta-feira (8) pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao Supremo Tribunal Federal (STF) o vídeo da reunião ministerial entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro e outros auxiliares.

Entregue à Corte em um HD externo, o conteúdo está em sigilo temporário de justiça, imposto pelo decano, ministro Celso de Mello. “Determino que incida, em caráter temporário, a nota de sigilo sobre o HD externo encaminhado a esta Corte, no dia de hoje, pelo Senhor Advogado-Geral da União, mediante petição protocolada sob o nº 29.860/2020”, determinou.

“Esse sigilo, que tem caráter pontual e temporário – autorizado pela cláusula inscrita no art. 5º, inciso LX, da Constituição da República, cuja possibilidade de aplicação expressamente ressalvei na decisão proferida no dia 05/05/2020 –, será por mim levantado, em momento oportuno”, informou.

O pedido foi feito após o depoimento do ex-ministro Sergio Moro alegando que o presidente teria pressionado o ex-juiz a trocar o comando da Polícia Federal. No primeiro pedido, o governo justificou que a reunião tratou de "assuntos potencialmente sensíveis e reservados de Estado", e pediu a reconsideração do decano para enviar a gravação. 

Durante a tarde de hoje a AGU havia enviado documentação querendo saber quem iria ter acesso ao vídeo da reunião.

Comentários

Últimas notícias