Opinião

Ex-ministro da Saúde, Mandetta critica Jair Bolsonaro em entrevista à CNN dos Estados Unidos

Mandetta também lembrou que Bolsonaro esteve presente na caravana da "viagem do coronavírus" que foi ao país norte-americano

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 13/05/2020 às 21:26 | Atualizado em 13/05/2020 às 21:44
Jose Felipe Rodrigues Amorim
EX-MINISTRO DA SAÚDE, MANDETTA CRITICA BOLSONARO NA CNN DOS ESTADOS UNIDOS - FOTO: Jose Felipe Rodrigues Amorim

O ex-ministro da Saúde do Governo Jair Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta (DEM), criticou a condução que o presidente brasileiro vem fazendo da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Em entrevista à CNN dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (13), o médico afirmou que a influência do presidente Donald Trump sobre Bolsonaro só funciona parcialmente.

>> Após abrir caixão em velório, cinco pessoas da mesma família são contaminadas pelo coronavírus

Exibida pouco antes da divulgação do exame de covid-19 de Bolsonaro, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na entrevista, Mandetta disse que não chegou a ter acesso ao conteúdo do teste, mas lembrou que o chefe do Executivo esteve presente na caravana da "viagem do coronavírus", que teve várias pessoas do governo brasileiro contaminadas.

 

"O que eu sei é logo depois que ele fez uma viagem aos EUA, na qual todos eles [a comitiva presidencial] jantaram com o presidente [Donald] Trump e o cara da comunicação [o chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social, Fábio Wajngarten] voltou no avião com a doença. Das pessoas que viajaram com ele, 17 testaram positivo até 15 dias depois que ele chegou. Essa viagem foi uma viagem do coronavírus", afirmou Mandetta.

O ex-ministro disse considerar que a influência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o chefe do Executivo brasileiro, só funciona parcialmente, já que Trump voltou atrás em algumas ações sobre o coronavírus. "Infelizmente, ele é um dos poucos líderes mundiais que continua com esse posicionamento que a economia deve voltar a qualquer custo e que a perda de empregos será pior e que as pessoas deveriam se preocupar em como manter a economia ativa", disse Mandetta na conversa com a jornalista Christiane Amanpour.

"Então é bem difícil dizer às pessoas que devemos que deixar a doença seguir seu curso natural e não nos expormos. O Trump ao menos voltou atrás", destacou.

Comentários

Últimas notícias