Protesto

Apoiadores de Bolsonaro fazem protesto no Recife contra o lockdown

Pernambuco prorrogou o fechamento de estabelecimentos comerciais, indústrias e prestadores de serviço até o dia 31 de maio

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 15/05/2020 às 16:10 | Atualizado em 15/05/2020 às 17:18
REPRODUÇÃO/VÍDEO
Apoiadores de Bolsonaro realizam protesto - FOTO: REPRODUÇÃO/VÍDEO

Apoiadores do Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realizaram um protesto, na tarde desta sexta-feira (15), que começou na Avenida Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife e seguiu para o Palácio do Campo das Princesas, no Centro da capital Pernambucana. A manifestação acontece em virtude do lockdown, uma espécie de bloquei rígido, em Pernambuco que foi adotado pelo estado por causa da pandemia do novo coronavírus.

Vestidos de verde e amarelo e com a bandeira do Brasil, os manifestantes, que estavam em carros e motocicletas, utilizaram as buzinas dos veículos para mostrar a indignação perante a decisão do Governo do Estado. 

"Estamos lutando contra a politização que está sendo feita pelo governador Paulo Câmara, o lockdown tem que ser uma medida de último caso. Preservar vidas é necessário, mas preservar a economia é preservar vidas e famílias também" declarou Alessandro Sarmento, líder do Liberta Pernambuco, um dos movimentos organizadores da manifestação.

Para ele, com os estabelecimentos fechados e as pessoas sem irem trabalhar, as famílias vão perder a sua renda e ficar sem ter dinheiro para comer, o que as deixaria com imunidade baixa. Com isso, segundo ele, as chances delas serem infectadas pelo coronavírus ficam ainda maiores. "O caos pode ficar maior", disse.

Nesta sexta-feira a Secretaria de Saúde (SES-PE) confirmou mais 621 casos do novo coronavírus e 83 novos óbitos em decorrência da covid-19. Com isso, Pernambuco agora totaliza 16.209 casos da doença, com 1.381 mortes.

Também nessa sexta, o Governo de Pernambuco anunciou que irá prorrogar do prazo de fechamento do comércio, indústria e empresas prestadoras de serviços, até o dia 31 de maio, prevista no artigo 15º do decreto estadual, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira. Este mesmo decreto fala da intensificação das medidas restritivas da quarentena, determinada pelo governo do Estado no início da semana, e que entrará em vigor a partir deste sábado (16) no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

Entre as medidas adotadas está o rodízio de veículos em dias alternados, de acordo com o último numeral da placa (par ou ímpar). A restrição à circulação de veículos e o fortalecimento da fiscalização nas ruas e em estabelecimentos comerciais são medidas que visam coibir ao máximo a circulação de pessoas nestas cinco cidades, que concentram mais de 70% das notificações de contaminação pela Covid-19 no Estado. O isolamento social é cientificamente comprovado como a forma mais eficiente de evitar a transmissão do vírus.

Comentários

Últimas notícias