gastos públicos

Ministério Público pede explicações à Prefeitura de Camaragibe sobre gastos no combate ao coronavírus

A investigação foi aberta a partir de uma denúncia feita pelo vereador Toninho (PP)

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 27/05/2020 às 13:44 | Atualizado em 27/05/2020 às 16:29
Foto: Jailton Junior/TV Jornal
Prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz (Republicanos) - FOTO: Foto: Jailton Junior/TV Jornal

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu processo administrativo à Prefeitura de Camaragibe pedindo explicação dos gastos públicos que deveriam ser investidos no Plano Municipal de Contingência contra o novo coronavírus no município do Grande Recife.

» Ex-servidores de Camaragibe afirmam que não podem sacar auxílio de R$ 600 e denunciam prefeitura

Após entrega e descumprimento do 1º ofício do MPPE, nº 176/2020, o órgão protocolou, na última segunda-feira (25), um novo ofício do processo nº 2020/117924 - 2ª PJCVCAMAR, dando um prazo de 48h para que a Prefeitura alimente o Portal da Transparência, com informações detalhadas sobre os valores gastos no combate ao coronavírus.

» Apesar da quarentena, moradores circulam pelas ruas de Camaragibe

O processo pede que a Prefeitura "informe acerca da disponibilização, no sítio eletrônico do município de Camaragibe, de link específico para publicação em tempo real e de forma fidedigna de todas as contratações e aquisições realizadas", e também a "elaboração e divulgação do plano de contingenciamento, no que tange às ações de enfrentamento ao COVID-19, especialmente no que se refere à transparência e eficiência dos gastos públicos". 

» Camaragibe leva campanha de vacinação contra gripe para comunidade Bondade de Deus

O processo foi gerado após denúncia do vereador Toninho Oliveira (PP), alegando o município já ter recebido mais de R$ 2 milhões para investimentos na saúde. “O Cemec da Tabatinga está fechado; profissionais da linha de frente da pandemia em Camaragibe já perderam suas vidas por falta de equipamentos de proteção, como guardas municipais e enfermeiros. Nosso município está entregue, as pessoas estão morrendo e onde estão sendo empregados estes recursos?”, perguntou.

» Devido as chuvas, moradores denunciam risco de deslizamento de barreira em Camaragibe

A Prefeitura de Camaragibe foi procurada pela reportagem do JC e, através do secretário de Assuntos Jurídicos, Oséias Thomaz, explicou que o ofício é apenas uma investigação comum que o Ministério Público faz a partir de denúncias feitas. "É a obrigação deles investigar. Caso haja ilegalidade, será encaminhado ao Tribunal da Justiça para ser investigado de fato", ressaltou. 

MPPE

Em nota, o Ministério Público de Pernambuco exemplificou as questões do processo: 

A Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Camaragibe, com atribuição na Defesa do Patrimônio Público, tem quatro procedimentos instaurados, sendo dois Procedimentos Administrativos e duas Notícias de Fato, para acompanhamento dos gastos públicos durante a pandemia.

Quanto ao teor das investigações, a Promotoria de Justiça não se manifestará porque os procedimentos foram recentemente instaurados e ainda aguarda-se retorno dos ofícios expedidos à Prefeitura de Camaragibe.

Comentários

Últimas notícias