Horas após a Polícia Federal cumprir mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura do Recife e na residência do secretário de Saúde da Capital, Jaílson Correia, o PSB, partido do prefeito Geraldo Julio e onde ele ocupa o posto de primeiro-secretário nacional, lançou duas notas para prestar solidariedade ao gestor. A administração do socialista está no centro de uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada nesta quinta-feira (28) para investigar supostas irregularidades na compra de respiradores pulmonares para pacientes com a covid-19.
A nota nacional, assinada pelo presidente da sigla, Carlos Siqueira, diz que o PSB tem acompanhado "as realizações da Prefeitura do Recife" durante a pandemia e classifica o trabalho desenvolvido por Geraldo ao longo do seu mandato como "formidável". "O mesmo desempenho vem sendo observado no enfrentamento da pandemia causada pela covid-19, o que permitiu a construção de sete hospitais de campanha, em um período de 40 dias, levando assistência médica aos (as) cidadãos (ãs) recifenses", diz trecho do documento.
>> Entre oposicionistas, operação da PF na Prefeitura do Recife ganhou apelido de caso "Porcogate"
>> Secretários saem em defesa do secretário de Saúde do Recife após operação da PF em sua casa
>> Polícia Federal fez buscas na casa do secretário de Saúde do Recife
>> Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na Prefeitura do Recife
O texto afirma, ainda, que as investigações da PF "não maculam" a gestão municipal e cita nota da própria prefeitura, lançada mais cedo para contestar as informações divulgadas pelos investigadores. "Neste termos, o PSB Nacional manifesta sua solidariedade para com o Prefeito Geraldo Júlio, convicto de que os fatos se esclarecerão rapidamente, e em favor da administração municipal".
Pernambuco
O PSB pernambucano, presidido por Sileno Guedes, também prestou solidariedade a Geraldo Julio e disse que confia no trabalho do gestor. "O PSB de Pernambuco destaca e reitera a confiança no trabalho desempenhado pelo prefeito Geraldo Julio e pelo secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. Desde o primeiro caso confirmado da Convi-19 na cidade, a gestão municipal tem trabalhado arduamente para salvar vidas", diz uma parte do comunicado.
O texto também afirma que o prefeito dedicou toda a sua vida ao serviço público e, por isso, a legenda "apoia e acredita no andamento das investigações".