TAXÍMETROS

Bolsonaro informa via Twitter que taxímetros não precisarão mais ser trocados

Alteração de Portaria do Inmetro retira prazo de dois anos para troca de todas as instalações

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 09/06/2020 às 14:50 | Atualizado em 09/06/2020 às 15:22
Foto: Reprodução/Internet
Segundo o Inmetro, os motoristas não tem mais a obrigatoriedade de reinstalação dos equipamentos. - FOTO: Foto: Reprodução/Internet

O presidente Jair Bolsonaro informou, via publicação feita em sua conta oficial no Twitter, na tarde desta terça-feira (9), que os taxímetros não precisarão mais ser trocados no Brasil. De forma detalhada, Bolsonaro se referiu a publicação da Portaria 204/06/2020, referente à padronização da instalações de sensores em taxímetros. 

» Bolsonaro afirma que 'implodiu' Inmetro por 'excesso de zelo' em regra para táxis

"A Portaria trata apenas da forma de instalação dos equipamentos. Nenhum taxista terá de comprar novo taxímetro, como estudado e previsto anteriormente", escreveu o presidente. 

A nova Portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) altera o texto da Portaria 338/08/19 sobre a padronização dos sensores de velocidade utilizados em taxímetros. Segundo o Inmetro, os motoristas não tem mais a obrigatoriedade de reinstalação dos equipamentos. O que passa a ocorrer apenas quando o taxista adquirir um novo instrumento ou um novo veículo.

"A medida visa atender aos requisitos da Lei de Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/2019), que objetiva reduzir burocracias e despesas que pesam sobre o setor produtivo, sem perder de vista a segurança metrológica e veicular que protegem o consumidor", informou o Instituto em nota publicada no seu site oficial.

A principal alteração entre as duas portarias está na retirada do prazo de dois anos para a troca de todas as instalações. Agora, apenas as instalações de taxímetros ligadas aos sensores do ABS precisarão ser modificadas até 1º de julho de 2022 porque elas podem comprometer a segurança do veículo.

Padronização

De acordo com o Inmetro, a padronização da instalação dos sensores tem o objetivo de garantir a segurança veicular e facilitar as verificações por parte dos órgãos metrológicos.

Quanto à segurança, o Instituto afirma que algumas instalações de taxímetros estavam sendo feitas em locais não indicados pelas montadoras, como o sistema ABS.

Em relação às verificações, a padronização permite ao fiscal identificar com mais facilidade irregularidades e outros aspectos fora do padrão estabelecido.

"Excesso de zelo"

Em fevereiro deste ano, Bolsonaro afirmou que demitiu a diretoria do Inmetro por causa da nova exigência feita pelo órgão a taxistas para a troca dos taxímetros. "Implodi o Inmetro. Implodi. Mandei todo mundo embora", disse Bolsonaro na ocasião.

A exigência que Bolsonaro se referia era do caso dos taxímetros e de mudanças de tacógrafos por um modelo digital.

Comentários

Últimas notícias