Legislativo

Alepe suspende o recesso de julho por conta da pandemia da covid-19

Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (PP), anunciou a suspensão do recesso nesta quinta-feira (18) durante sessão plenária virtual

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 18/06/2020 às 20:32
ALEPE/DIVULGAÇÃO
INÉDITO Pela primeira vez, a Casa empossou a Mesa virtualmente - FOTO: ALEPE/DIVULGAÇÃO

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Eriberto Medeiros (PP), informou na sessão plenária virtual desta quinta-feira (18) que o recesso parlamentar do mês de julho será suspenso devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). 

As atividades da Alepe seguirão sem interrupção, mas será preciso uma sessão de encerramento do primeiro semestre - marcada para a próxima terça-feira (23) às 10h - apenas para cumprir formalidade prevista no Regimento Interno da Casa. 

Eriberto também convocou uma reunião dos líderes partidários com a Mesa Diretora na próxima segunda-feira (22) às 16h, para tratar sobre ações da Casa para o segundo semestre. 

No Congresso Nacional - Câmara dos Deputados e Senado Federal - também não haverá recesso parlamentar. O anúncio foi feito pelo presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM), em 18 de maio. Desde o início da pandemia da covid-19, as sessões tem ocorrido por meio de videoconferência. 

O cenário é o mesmo nas câmaras de vereadores. A Câmara Municipal do Recife aprovou no dia 12 de maio a suspensão do recesso, que ocorreria entre os dias 6 e 31 de julho. Para possibilitar a medida, foi aprovado um Projeto de Emenda às Lei Orgânica (nº 85). 

PEC

O deputado Wanderson Florêncio havia apresentado, no dia 18 de maio, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) autorizando a suspensão do período de recesso não só no meio do ano (1º de julho a 31 de julho), mas também ao final do segundo semestre (de 22 de dezembro a 31 de janeiro). 

>> Deputado estadual dá entrada em PEC para suspender recesso na Alepe

A PEC modifica um dos artigos da Constituição Estadual ao estabelecer uma exceção para que o recesso seja suspenso caso Pernambuco esteja em Estado de Defesa, Calamidade Pública ou em situação de pandemia. A suspensão deve ser solicitada por meio de Decreto Legislativo, de autoria da Mesa Diretora, um deputado ou uma comissão.

A proposta de Wanderson sofreu críticas de deputados governistas, que alegavam não haver necessidade de uma mudança na Constituição Estadual, uma vez que ela própria prevê a autoconvocação e a realização de sessões extraordinárias no recesso em caso de necessidade. Após acordo entre os líderes, o presidente decidiu anunciar a suspensão do recesso deste ano e a PEC foi retirada de pauta. 

Comentários

Últimas notícias