operação falso negativo

Operação realizada em 7 Estados e no DF investiga fraude em compra de testes rápidos do coronavírus

A Operação Falso Negativo apura irregularidades na compra de testes para o coronavírus pelo governo do Distrito Federal

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 02/07/2020 às 8:28 | Atualizado em 02/07/2020 às 8:44
DENIS CHARLET/AFP
Entre os pacientes recuperados, 15.581 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar - FOTO: DENIS CHARLET/AFP

O Ministério Público do Distrito Federal e a Polícia Civil deflagraram na manhã desta quinta-feira (2), a Operação Falso Negativo, para apurar irregularidades na compra de testes para o coronavírus pelo governo do Distrito Federal.

>> Governador do Amazonas é alvo de operação da Polícia Federal por fraudes na saúde

Segundo os investigadores, há fortes indícios de superfaturamento na aquisição dos insumos e ainda evidência de que as marcas compradas "seriam imprestáveis para a detecção eficiente do novo coronavírus ou de baixa qualidade na detecção". A investigação mira em contratos que, somados, ultrapassam R$ 73 milhões e foram fechados por meio de dispensa de licitação, diz o Ministério Público.

De acordo com a Promotoria do DF, são cumpridos 74 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em mais sete Estados: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. As ordens foram expedidas pela Justiça Estadual.

>> Ministro do STF dá 10 dias para governo de Pernambuco prestar informações sobre lei estadual para o coronavírus

O governo do DF se manifestou por meio de nota. "Todos os testes comprados, recebidos através de doações ou enviados pelo Ministério da Saúde tem o certificado da Anvisa e portanto foram testados e aprovados pelo órgão Federal. Quanto aos preços, representam os valores praticados no mercado e as compras foram efetuadas avaliando as marcas apresentadas, os certificados de qualidade e os menores preços apresentados pelas empresas nas propostas."

Comentários

Últimas notícias