Brasília

PSL, PTB e Pros formam bloco independente e podem lançar candidatura à presidência da Câmara

Juntas, as siglas somam 63 parlamentares, mas esse número pode chegar à casa dos 90 deputados, pois duas outras agremiações estariam negociando suas entradas no grupo

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 24/07/2020 às 10:01 | Atualizado em 24/07/2020 às 10:45
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
De acordo com Luciano Bivar, a nova frente está sendo coordenada pelo PSL - FOTO: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um novo bloco partidário foi formado na Câmara dos Deputados, de acordo com o deputado federal Luciano Bivar, presidente nacional do PSL, que integra o grupo junto com o PTB e o Pros. Juntas, as siglas somam 63 parlamentares, mas Bivar diz que esse número pode chegar à casa dos 90 deputados, pois duas outras agremiações estariam negociando suas entradas na frente.

Segundo o parlamentar, apesar de não ter sido criado com essa intenção, é possível que o bloco, de viés independente, lance um candidato à presidência da Câmara dos Deputados no próximo ano. "Nós podemos chegar a 90 deputados nesse grupo, um número significativo. Eu penso que, no futuro, quando começarem as discussões sobre a formação da mesa diretora, esse bloco estará habilitado a ter uma representatividade considerável", cravou.

>> Maioria dos prefeitos de Pernambuco estão em busca da reeleição

>> Bolsonaro pode ir para o PTB e o Aliança pelo Brasil corre o risco de não ficar apto nem para 2022

>> Blog de Jamildo: Para se afastar de Bolsonaro, PSL de Luciano Bivar deve apoiar João Campos no Recife em 2020

Apesar de prevista para ocorrer em 2021, a eleição para a Mesa Diretora da Câmara já movimenta os bastidores do Congresso Nacional. O atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), tem evitado falar sobre a sucessão, mas declarou em entrevista na última quinta-feira (23) que vai apoiar um candidato que defender a aprovação da reforma tributária. O deputado federal Capitão Augusto (PL), que pretende concorrer ao cargo, distribuiu anéis banhados a ouro e prata entre seus colegas. O líder do Centrão, Arthur Lira (PP), e Aguinaldo Ribeiro (PP) também se articulam para viabilizar suas candidaturas.

No novo bloco, segundo Bivar, ainda não foram discutidos nomes para essa disputa, mas ele não descarta a sua própria entrada no páreo. "Ainda não é o momento para discutirmos isso, mas com certeza o bloco vai querer ser protagonista nessa sucessão. Tudo isso vai passar pelo crivo do presidente da Câmara, pelo entendimento de que nós somos independentes. Isso é fundamental. Não temos nenhum viés, nem de direita nem de esquerda", pontuou o parlamentar.

Comentários

Últimas notícias