Eleições 2020

Após desistência de Silvio Costa em Jaboatão, vereadores do Republicanos declaram apoio a Anderson Ferreira

Anderson Ferreira vem conquistando apoio para o seu projeto de reeleição, inclusive de partidos da base do governo Paulo Câmara, enquanto outros pré-candidatos divulgaram manifesto em defesa da unidade da oposição

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 05/08/2020 às 9:55
DIVULGAÇÃO
APOIO Prefeito posa ao lado de Pastor Joselito e Vilmar da Mudança - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

A desistência do ex-deputado federal Silvio Costa (Republicanos) de disputar o comando da Prefeitura de Jaboatão nas eleições deste ano abriu caminho para dois vereadores do partido, Pastor Joselito e Vilmar da Mudança, declararem apoio ao projeto de reeleição do prefeito Anderson Ferreira (PL). 

Nas eleições de 2016, quando Anderson conquistou o seu primeiro mandato, o Republicanos - na época PRB - integrou a sua chapa. "Em 2016, caminhamos junto com Anderson Ferreira e agora vamos caminhar ao seu lado novamente para Jaboatão avançar ainda mais", disse o Pastor Joselito. Vilmar da Mudança apontou e, "entre os nomes que estão na disputa, Anderson é o mais capacitado para governar Jaboatão”.

>> Eleições 2020: PTB garante apoio à reeleição de Anderson Ferreira, em Jaboatão  

>> Eleições 2020: PSL declara apoio a Anderson Ferreira em Jaboatão 

O partido tem seis vereadores no município. Além dos dois que anunciaram apoio a Anderson, há  Robson do Peixe, Didinho, Toto Junto Com O Povo e Ubiradopop. Em 2019, os quatro assinaram um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra Anderson Ferreira para investigar suposto sobrepreço no valor do aluguel do Complexo Administrativo, onde funcionam os órgãos da administração municipal. A CPI, porém, não chegou a ser instaurada. 

Encerrando o seu primeiro mandato como prefeito, Anderson Ferreira tem se articulado para reunir apoio dos partidos na busca pela reeleição, inclusive os da Frente Popular, liderada pelo PSB, da qual faz oposição. São eles o PSD do deputado federal André de Paula e o Solidariedade do também deputado federal Augusto Coutinho. 

Até o momento, o prefeito firmou aliança com o PSC, PSDB, PTB, DEM, PSL, Solidariedade, PSD, Cidadania, Patriota, Avante e PMN. O número de 11 siglas é superior às sete que compuseram a chapa encabeçada por Anderson em 2016. Dessas, apenas o PTN e o PMB, não reafirmaram o apoio em 2020. O PMB, inclusive, tem como pré-candidato o procurador Joaquim Barreto. 

"A prática que adotamos, desde o início da gestão, é o diálogo com todos e a busca da unidade em prol do município. É dessa forma que a nossa gestão vem conseguindo mostrar resultados positivos. E que garante a montagem de um palanque sólido, formado por lideranças importantes de Jaboatão", afirmou Anderson Ferreira.

Oposição

Anderson deve enfrentar um grupo de 11 pré-candidatos oposicionistas que tem procurado se unir para evitar a sua reeleição. Eles divulgaram um manifesto na última segunda-feira (3) em defesa da unidade da oposição. "Estamos juntos, representados em várias candidaturas, mas unidos no único objetivo de tirar Jaboatão do caos no qual se encontra", diz trecho do manifesto. Jaboatão é o segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco e uma das cidades em que é possível a realização de segundo turno. A estratégia mais comum da oposição nesse caso é ter múltiplas candidaturas justamente para forçar esse segundo turno. 

>> Blog de Jamildo: Após Silvio Costa sair do páreo, pré-candidatos da oposição em Jaboatão defendem unidade contra Anderson Ferreira

"Os(As) pré-candidatos(as) de oposição ao governo de Anderson Ferreira assinamos e assumimos o compromisso entre nós e com nossa cidade. Temos a responsabilidade de construir uma grande unidade para garantir um Jaboatão mais humano, em que o poder público cuide das pessoas e não do bem-estar de uma família e de alguns poucos amigos. Uma cidade à altura da que o povo jaboatonense merece, com segurança, moradia, escolas dignas, saúde universalizada, saneamento básico e ruas calçadas", diz outro trecho do manifesto. 

Já Silvio Costa anunciou que estava desistindo da disputa no município no último dia 31 de julho. Antes no Avante, ele filiou-se ao Republicanos no dia 11 de março, transferiu o seu domicílio eleitoral para o município e chegou a firmar acordo com o ex-prefeito Neco (PP) para formar um bloco de oposição. 

Silvio Costa disse não ter conseguido construir uma unidade ainda no primeiro turno, como defendia, e por isso desistiu do pleito. Ele acreditava que, diante das dificuldades para a campanha corpo a corpo por conta da pandemia da covid-19, seria ainda mais difícil enfrentar Anderson Ferreira, quem detém a máquina. 

"Com a candidatura única ganharíamos musculatura eleitoral, teríamos mais visibilidade e, acima de tudo, aumentaríamos a expectativa de poder da oposição. Infelizmente, não foi possível fazer essa construção política. Uns concordaram com a tese, outros disseram que seriam candidatos de todo jeito", disse o ex-parlamentar por meio de nota. 

Veja quem são os pré-candidatos da oposição:

Adelson Veras (PRTB)

Arnaldo Delmondes (PCdoB)

Belarmino Silva (AVANTE)

Daniel Alves (MDB)

Dr. Ulisses Tenório (PSB)

Eduardo Porto (PTC)

Eliezer Costa (DC)

Joaquim Barreto (PMB)

Maíra Villar (PDT)

Pastor Severino (DC)

Paulo Bartolomeu (PT) 

Veja a íntegra da nota da oposição

POR UMA NOVA CIDADE APRESENTAMOS NOSSA UNIDADE

“Vivemos em um momento no qual nosso povo está sendo dizimado por causa da má gestão do poder público municipal no combate à pandemia. Em Jaboatao dos Guararapes, o prefeito Anderson Ferreira demorou muito para montar um hospital de campanha, diferente de outras cidades que responderam imediatamente e adequadamente contra a COVID-19.

Estamos aqui reafirmando a necessidade da unidade da oposição. Nossa unidade é em defesa de Jaboatão dos Guararapes contra quem hoje faz nosso povo sofrer e viver mal. Estamos contra aquele que deveria gerir a cidade em meio à pandemia e não o faz. Nosso município acumula sozinho mais de 11% das mortes do Estado.

Estamos juntos, representados em várias candidaturas, mas unidos no único objetivo de tirar Jaboatão do caos no qual se encontra.

Os(As) pré-candidatos(as) de oposição ao governo de Anderson Ferreira assinamos e assumimos o compromisso entre nós e com nossa cidade. Temos a responsabilidade de construir uma grande unidade para garantir um Jaboatão mais humano, em que o poder público cuide das pessoas e não do bem-estar de uma família e de alguns poucos amigos. Uma cidade à altura da que o povo jaboatonense merece, com segurança, moradia, escolas dignas, saúde universalizada, saneamento básico e ruas calçadas.

Em encontro recente, reafirmamos nosso compromisso com nossa cidade e temos a certeza que nosso povo dará uma resposta nas urnas. Continuaremos unidos na defesa dos interesses do nosso município, segundo maior do Estado em população, número de eleitores e arrecadação tributária, e do seu sofrido e valoroso povo contra os desmandos praticados pela sua atual Gestão e noticiados pela mídia.

A oposição fara todo esforço para caminhar unida pelo bem de nosso povo. Jaboatão dos Guararapes será uma cidade mais feliz e boa para se viver". 

Comentários

Últimas notícias