Com informações da repórter Angela Belfort
O presidente e vice-presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), Dirceu Rodolfo, e Ranilson Ramos, entregaram nesta sexta-feira (14), ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Frederico Neves, a lista com gestores que tiveram suas contas julgadas irregulares pelo Tribunal nos últimos 8 anos. São 1.148 contas julgadas irregulares, incluindo as de 154 prefeitos. A lista é entregue a cada dois anos à Justiça Eleitoral por determinação da lei 9.504/97.
Entre os prefeitos que tiveram contas reprovadas estão nomes como Henrique Fenelon de Barros Filho, em Goiana, Jerônimo gadelha de Albuquerque Neto, em Abreu e Lima, e o já falecido Newton D'Emery Carneiro, em Jaboatão dos Guararapes. Confira a lista completa.
Já no que diz respeito a outros gestores que atuam em prefeituras em cargos como secretários ou secretários-executivos, há nomes que representam prefeituras como Gravatá, Ipojuca, São Lourenço, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão, entre outros.
Veja a lista com os gestores com contas reprovadas:
Agora, o TRE vai aguardar o pedido de registros de candidaturas que podem ser feitas até o dia 26 de setembro. A divulgação da lista vai ajudar a Justiça Eleitoral a definir os candidatos que podem ficar inelegíveis na próxima eleição com base na Lei da Ficha Limpa. O documento também tem o propósito de orientar o cidadão na escolha dos seus candidatos.
Além dos prefeitos, a lista também tem 992 gestores com as contas consideradas irregulares. "As relações institucionais se fortalecem quando os órgãos públicos cooperam entre si no combate a corrupção", disse o presidente do TRE, Frederico Neves, ao receber a lista.
"A lista inclui gestores que tiveram as contas julgadas por irregularidades insanáveis", afirmou o presidente do TCE, Dirceu Rodolfo. Ele revelou que até o dia 16 de setembro o Tribunal vai disponibilizar uma radiografia de tudo que foi julgado irregular e que ficará a disposição do cidadão no site da instituição. O objetivo, segundo ele, é ajudar ao cidadão analisar o que o gestor fez durante o seu mandato.
Veja as unidades jurisdicionadas que tem mais de 10 contas irregulares registradas:
Prefeituras com contas irregulares
- Prefeitura Municipal de Gravatá - 37 contas
- Prefeitura Municipal de Ipojuca - 28 contas
- Prefeitura Municipal de São Lourenço da Mata - 23 contas
- Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes - 19 contas
- Prefeitura Municipal de Goiana - 18 contas
- Prefeitura Municipal de Olinda - 16 contas
- Prefeitura Municipal de Escada - 12 contas
- Prefeitura Municipal de Buíque - 12 contas
- Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho - 11 contas
Câmaras com contas irregulares
- Câmara Municipal de Bezerros - 16 contas
- Câmara Municipal de Araçoiaba - 16 contas
- Câmara Municipal de Sirinhaém - 15 contas
- Câmara Municipal de Ribeirão - 14 contas
Secretarias com contas irregulares
- Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco - 14 contas
- Secretaria de Educação do Recife - 11 contas
Comentários