RIO DE JANEIRO

Polícia Federal faz buscas contra primeira-dama do RJ e presidente da Alerj

Ambos são alvos da Operação Placebo, que investiga contratos suspeitos na saúde do Rio durante a pandemia do novo coronavírus

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 28/08/2020 às 8:14 | Atualizado em 28/08/2020 às 8:16
REPRODUÇÃO/ARQUIVO PESSOAL
A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão no Palácio das Laranjeiras contra a primeira-dama Helena Witzel - FOTO: REPRODUÇÃO/ARQUIVO PESSOAL

Reportagem em atualização

A primeira-dama do Rio de Janeiro, Helena Witzel, e o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), André Ceciliano (PT), são alvos da Operação Placebo, que investiga contratos suspeitos na saúde do Rio durante a pandemia do novo coronavírus. Contra eles, foram expedidos mandados de buscas e apreensão, enquanto o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), foi afastado do cargo, inicialmente por 180 dias, por determinação Superior Tribunal de Justiça. A Polícia Federal também cumpre mandados de prisão contra o Pastor Everaldo, presidente do partido, Lucas Tristão, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Sebastião Gothardo Netto, médico e ex-prefeito de Volta Redonda.

Mandados de prisão

  • Pastor Everaldo, presidente do PSC;
  • Lucas Tristão, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico;
  • Sebastião Gothardo Netto, médico e ex-prefeito de Volta Redonda.

Mandados de busca e apreensão

  • contra a primeira-dama, Helena Witzel, no Palácio Laranjeiras;
  • contra André Ceciliano (PT), presidente da Assembleia Legislativa (Alerj);
  • desembargador Marcos Pinto da Cruz.

Notas de esclarecimento

Em nota, a defesa de Wilson Witzel diz que a decisão "desrespeita a democracia". "Ministro Benedito (Gonçalves, do STJ) desrespeita democracia, afasta governador sem sequer ouvi-lo e veda acesso aos autos para defesa. Não se esperava tais atitudes de um Ministro do STJ em plena democracia", diz a nota.

Já a defesa de Pastor Everaldo disse que o presidente do PSC "sempre esteve à disposição das autoridades e reitera a sua confiança na Justiça".

Comentários

Últimas notícias