ALIANÇAS

Possível filiação de Bolsonaro ao Republicanos não afeta aliança com o PSB em Pernambuco, diz Silvio Costa Filho

Em café da manhã com a bancada de deputados federais do Republicanos, Bolsonaro disse que ainda não escolheu que legenda será seu destino, mas brincou dizendo que "já é republicano nos Estados Unidos"

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 02/09/2020 às 19:45 | Atualizado em 03/09/2020 às 15:02
MARCOS CORRÊA/PR
Poderemos ter candidatura própria, apoiar uma do centro e até dialogar com Ciro Gomes, não temos dificuldade de dialogar com Ciro e com os outros que se coloquem ao centro", analisou Silvio Costa Filho, presidente do Republicanos - FOTO: MARCOS CORRÊA/PR
Leitura:

Em nova fase da articulação política do governo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu, na manhã desta quarta-feira (2), a bancada de deputados federais do Republicanos para um café da manhã no Palácio da Alvorada. No encontro, o chefe do Executivo afirmou aos parlamentares que ainda não escolheu que legenda será seu destino, mas brincou dizendo que "já é republicano nos Estados Unidos", em referência ao presidente americano, Donald Trump.

 » Republicanos oficializa apoio a pré-candidatura de João Campos (PSB) no Recife

A interlocutores, Bolsonaro tem dito que foi convidado a se filiar à legenda, que virou refúgio de dois de seus filhos, o vereador Carlos e o senador Flávio. No entanto, líderes da agremiação negam a existência do convite e afirmam que Bolsonaro não demonstrou interesse em ingressar na sigla durante o café da manhã. “O presidente disse apenas que tem uma admiração pelo partido e agradeceu nosso apoio em pautas recentes no Congresso”, diz o deputado Silvio Costa Filho, presidente dos Republicanos em Pernambuco, que esteve presente no encontro com nesta quarta.

Apesar do apoio a pautas do Planalto, Silvio nega que seu partido seja governista. “Somos independentes, mas pensamos no Brasil e apoiaremos o que considerarmos benéfico para o país”, explica.

» Republicanos vai da oposição para o palanque do PSB, construindo um cenário para o futuro

Aliado estadual de uma legenda que faz oposição a Bolsonaro, o PSB, Silvio Costa Filho acredita que a possível ida do presidente para seu partido não afetaria a aliança local, porque tanto os socialistas, quanto o chefe do Executivo têm tido uma mudança de atuação nos últimos meses. “Isso [a possível filiação de Bolsonaro ao Republicanos] não muda nada por aqui, onde a discussão é outra. Além disso, o presidente tem mostrado uma nova postura, buscando mais diálogo. E o PSB, cada vez mais, se aproxima do centro. João Campos, inclusive, já disse que vai conversar com o presidente, caso seja eleito prefeito”, argumenta.

Eleições fora da pauta

Segundo Silvio Costa Filho, durante o café na manhã nesta quarta, Bolsonaro não discutiu apoio nas eleições municipais. “O presidente não tocou no assunto, nem na disputa deste ano, nem na de 2022”, garante o deputado. O parlamentar, no entanto, frisou que o Bolsonaro não escondeu sua simpatia pelo também deputado Celso Russomanno, pré-candidato do Republicanos à Prefeitura de São Paulo, a quem chamou de “amigo do coração”.

» Com auxílio emergencial prorrogado, candidatos já tentam 'pegar carona' em programa para turbinar campanha

No encontro, Bolsonaro escolheu ainda o Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM) como vice-líder do governo na Câmara e teria dito que poderá apoiá-lo na eleição municipal de Manaus. Segundo Neto, o presidente afirmou que o deputado terá "o seu apoio garantido" caso chegue ao segundo turno na corrida pela prefeitura manauara, em novembro deste ano. Bolsonaro tem reforçado que não quer se envolver no primeiro turno das disputas municipais.

Durante o café da manhã, defendeu a importância de o Poder Legislativo aprovar com celeridade o pacote de reformas econômicas do governo e se comprometeu a enviar, nesta quinta-feira (3), a reforma administrativa ao Congresso.

Ao comentar a prorrogação do auxílio emergencial até dezembro, sendo quatro parcelas de R$ 300, Bolsonaro disse que “fez o que deu” e que o valor ainda maior ao que é repassado, em média, aos beneficiários do Bolsa Família. Após isso, o presidente pediu que os parlamentares aprovem a íntegra do texto da extensão da medida, ainda não encaminhado ao Parlamento.

Comentários

Últimas notícias