Eleições 2020

Ex-prefeito acusa direção estadual do MDB de ''golpe'' após aliança com o PP em Santa Maria da Boa Vista

O empresário José Gualberto Almeida conta em carta aberta que a comissão provisória da cidade foi dissolvida e a pré-candidatura que estava posta foi retirada em prol da composição com os progressistas

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 08/09/2020 às 16:23 | Atualizado em 10/09/2020 às 10:50
BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
A Chesf deveria administrar a gestão da água do São Francisco, que é vital e estratégica para o Nordeste", opina o deputado federal Raul Henry sobre a privatização da Eletrobras - FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

.
Eleições 2020 - .

Atualizada às 17h23

A comissão provisória do MDB na cidade de Santa Maria da Boa Vista, situada no Sertão do Estado, decidiu apoiar o candidato do PP no município, o ex-vereador George Duarte, na eleição deste ano. A aliança com o progressista só é possível porque o comando municipal do MDB que estava em vigor até a semana passada, contrário à composição, foi destituído pela direção estadual da agremiação após articulações encabeçadas pelo senador Fernando Bezerra Coelho na região. Antes disso, o pré-candidato emedebista na cidade era o também ex-vereador Anselmo Gomes, que em 2016 concorreu à prefeitura como vice em uma chapa com o próprio George.

Poucos dias após ser oficializada, a intervenção no MDB de Santa Maria da Boa Vista começou a ser contestadas por filiados da região. O empresário José Gualberto Almeida, que é ex-prefeito da cidade, por exemplo, divulgou uma carta aberta ao deputado federal Raul Henry, que preside o MDB em Pernambuco, e ao senador Jarbas Vasconcelos para protestar contra o que classificou de "golpe" na cidade sertaneja. "Escrevo essa carta aberta para protestar e apresentar a minha mais completa indignação com o golpe perpetrado contra a direção da comissão provisória do MDB de Santa Maria da Boa Vista, destituída de seus poderes por uma ação truculenta, sorrateira e vil. Ação essa que contou com a conivência silente das duas principais lideranças do partido no Estado, o senador Jarbas Vasconcelos e o deputado federal Raul Henry", disse Almeida, em parte do texto.

Na carta, o ex-prefeito também contou que fazia parte da comissão que foi diluída e que integra as hostes do partido desde a década de 1970, tendo participado "da fundação do partido na região do Vale do São Francisco". "Mas as duas maiores lideranças do MDB do nosso Estado, o senador Jarbas Vasconcelos e o deputado federal Raul Henry, parece que esqueceram de suas próprias histórias, das lutas históricas de seu próprio partido. Esqueceram da história do MDB do Vale do São Francisco, esqueceram da história daqueles que construíram o nosso partido em Santa Maria da Boa Vista. Ao silenciar sobre o golpe perpetrado contra a nossa Comissão Provisória, destituída de seus poderes de forma traiçoeira, eles se aliaram aos nossos algozes, se aliaram àqueles que sempre combatemos, se aliaram àqueles que defendem o atraso para a nossa cidade, que querem transformar Santa Maria da Boa Vista novamente em um simples satélite da cidade de Petrolina", lamentou José Gualberto Almeida.

Vale lembrar que, entre 2017 e 2018, o grupo de Jarbas e Henry travou uma longa batalha jurídica com FBC e seus aliados pelo comando o MDB em Pernambuco. Na época, o senador de Petrolina queria levar o partido para a oposição, enfraquecendo a base do governador Paulo Câmara (PSB), que àquela altura caminhava para sua campanha à reeleição. Após idas e vindas, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a presidência da sigla permanecesse nas mãos de Raul Henry, o que acabou levando a uma trégua entre os caciques.

>> Executiva tira do grupo de Jarbas comando do MDB-PE; FBC assume Comissão Provisória

>> Executiva Nacional do MDB consegue reverter decisão favorável a Raul Henry no TJPE

>> FBC vai ao TSE pelo comando do MDB-PE

>> Executiva Nacional pode decidir destino do MDB-PE na próxima semana

OUTRO LADO

Em resposta ao texto de Almeida, Henry lançou uma nota afirmando que a aliança com o PP em Santa Maria da Boa Vista ocorreu após FBC ter procurado os progressistas para que o partido reforçasse o palanque do seu filho, o prefeito Miguel Coelho, que disputará a reeleição em Petrolina. “Como condição para a confirmação dessa aliança, (o senador recebeu) o pedido de uma contrapartida do MDB em Santa Maria da Boa Vista. Lá, o PP tem um candidato competitivo e bem posicionado nas pesquisas”, afirmou o dirigente partidário.

O presidente estadual do MDB explicou que o próprio FBC havia indicado os membros que estavam na comissão provisória que foi dissolvida, pois após se filiar ao MDB, em 2017, solicitou permissão para indicar “algumas comissões provisórias em municípios nos quais atuava politicamente”. “Em Santa Maria da Boa Vista, cidade localizada no Sertão do São Francisco, o partido estava abandonado desde agosto de 2017. Não havia a previsão de candidaturas, nem comissão provisória em funcionamento. O Senador solicitou a nomeação de uma nova comissão provisória e foi prontamente atendido. É conhecida em Pernambuco sua relação política com aquela região”, detalhou o parlamentar. Henry ressaltou que solicitou ao senador que se reaproximasse de José Gualberto, “que, apesar de sua história no MDB, andava afastado do partido, não tendo votado, inclusive, nos seus candidatos proporcionais em 2018”.

Raul Henry contou, ainda, que FBC chegou a tentar convencer o então pré-candidato da sigla “a disputar o cargo de vice-prefeito na chapa liderada pelo PP”, mas que o pedido foi rejeitado por Anselmo “apesar da longa amizade que os unia”. No dia 11 de agosto, durante uma live com o blogueiro Ricardo Banana, o senador chegou a comentar as articulações em Santa Maria da Boa Vista. “Anselmo e George já estiveram juntos na última campanha. Acho que temos que abrir a conversa para que a gente possa criar um ambiente de amplo entendimento. Se tivermos a possibilidade de construir algo, a vitória é certa em Santa Maria da Boa Vista”, declarou FBC, à época.

O senador foi procurado pelo JC nesta terça-feira para que comentar o caso e afirmou, também por nota, que lamenta "as agressões" sofridas por Henry devido à aliança firmada pelo MDB com o PP em Santa Maria da Boa Vista. "Ninguém pode negar o enorme esforço que desenvolvi para viabilizar a candidatura própria do MDB em Santa Maria da Boa Vista. A política também é feita de alianças, e o nosso apoio a George, um nome competitivo e com grandes chances na disputa pela Prefeitura de Santa Maria, está alinhado à estratégia de buscar o fortalecimento do MDB de Pernambuco nas eleições municipais de 2020", disparou.

A reportagem tentou falar com Anselmo Gomes, mas até a publicação desta matéria não conseguiu contato com ele. No dia 27 de agosto, no entanto, em entrevista ao Blog do Didi Galvão, o então postulante do MDB disse não haver nenhuma chance de formação de uma chapa dele com George Duarte. “Mantenho a decisão de permanecer pré-candidato a prefeito de Santa Maria da Boa Vista, nossa proposição está consolidada e segue firme. Não desisti e isso é fato, temos um grupo de apoiadores e vamos permanecer firmes, não tem nenhuma possibilidade de reedição de chapa”, cravou, naquela ocasião.

Sem acordo com os filiados de Santa Maria da Boa Vista, Henry conta que FBC “solicitou formalmente à Executiva Estadual do MDB a substituição da comissão provisória que ele próprio indicara” na cidade. O deputado conta que, depois do pedido, consultou o partido e a solicitação foi deferida.

A respeito das críticas desferidas por José Gualberto, Henry disse que prefere não respondê-las.”São iniciativas de quem se alimenta de ódio, de rancor e de ressentimentos com a própria vida. Sigo em frente, em paz com minha consciência. Todos que fazem o MDB de Pernambuco são testemunhas das minhas atitudes”, finaliza o emedebista. O senador Jarbas Vasconcelos afirmou que também não responderia aos ataques.

Confira abaixo a íntegra dos textos:

Carta Aberta ao senador Jarbas Vasconcelos e ao deputado federal Raul Henry

Escrevo essa Carta Aberta para protestar e apresentar a minha mais completa indignação com o golpe perpetrado contra a Direção da Comissão Provisória do MDB de Santa Maria da Boa Vista, destituída de seus poderes por uma ação truculenta, sorrateira e vil. Ação essa que contou com a conivência silente das duas principais lideranças do partido no Estado, o Senador Jarbas Vasconcelos e o Deputado Federal Raul Henry.

Os integrantes da então Comissão Provisória do MDB de Santa Maria da Boa Vista, entre os quais eu me incluo, têm uma história de luta e de serviços prestados ao partido ao longo de toda a sua existência no Vale do São Francisco. Por todo esse tempo, enfrentamos forças poderosas, adversários truculentos e inimigos históricos para construir um MDB forte e, assim, poder transformar Santa Maria num município próspero e garantir à nossa população uma vida digna e plena.

Estou no MDB desde os difíceis anos 1970, quando o Brasil estava sob o jugo militar numa ditadura cruel e que ceifou a vida de tantos companheiros nossos. Nesse período, participei da fundação do partido na região do Vale do São Francisco e enfrentamos o poder militar e as arbitrariedades dos ditadores de então.

Já em 1974, estivemos na luta e elegemos Marcos Freire senador por Pernambuco, um símbolo da resistência à ditadura e um baluarte da democracia. Quatro anos depois, em 1978, cerramos fileiras ao lado de Jarbas Vasconcelos para elegê-lo senador, enfrentando os então poderosos do Vale do São Francisco, que encontravam-se aliados aos militares e ao regime de exceção.

E assim aconteceu em todas as eleições seguintes, quando, por exemplo, participamos das campanhas para governador de Marcos Freire em 1982, de Miguel Arraes 1986 e de Jarbas Vasconcelos em 1990. Mantivemos a mesma fidelidade e compromisso em todas as eleições posteriores e até os dias de hoje.

Toda essa luta culminou com a vitória de minha candidatura a prefeito de Santa Maria da Boa Vista em 1992, quando derrotamos os oligarcas da região do Vale do São Francisco, que se achavam donos de Santa Maria, e pudemos realizar uma gestão sintonizada com os anseios de nossa população, garantindo para nosso povo sofrido, o acesso a uma educação de qualidade, dignidade no atendimento à saúde, e apoiando o desenvolvimento da região conhecida por sua excelência como polo viti-vinícola.

É importante lembrar que em suas campanhas ao Governo de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos não ganhou uma vez sequer nas urnas do município de Petrolina. Por outro lado, nós garantimos a vitória de Jarbas Vasconcelos em Santa Maria da Boa Vista, em todas essas eleições majoritárias das quais ele participou. Isso foi fruto de nosso trabalho, de nossa luta e do comprometimento de todos que faziam o MDB de nosso município.

Sempre tivemos orgulho do MDB de Pernambuco, porque, assim como o MDB de Santa Maria da Boa Vista, o partido trazia nas suas hostes um compromisso de luta em defesa da democracia, do desenvolvimento econômico do nosso Estado e da defesa das populações mais vulneráveis.

Mas as duas maiores lideranças do MDB do nosso Estado, o Senador Jarbas Vasconcelos e o Deputado Federal Raul Henry, parecem que esqueceram de suas próprias histórias, das lutas históricas de seu próprio partido. Esqueceram da história do MDB do Vale do São Francisco, esqueceram da história daqueles que construíram o nosso partido em Santa Maria da Boa Vista.

Ao silenciar sobre o golpe perpetrado contra a nossa Comissão Provisória, destituída de seus poderes de forma traiçoeira, eles se aliaram aos nossos algozes, se aliaram aqueles que sempre combatemos, se aliaram àqueles que defendem o atraso para a nossa cidade, que querem transformar Santa Maria da Boa Vista novamente em um simples satélite da cidade de Petrolina.

Por isso, a minha indignação. E nesse meu protesto, responsabilizo diretamente Jarbas Vasconcelos e Raul Henry por essa ação pérfida imposta ao MDB de nossa cidade.

Mas esse revés não irá interditar a nossa luta, não calará as nossas vozes. Doravante estaremos em novas trincheiras, travando a mesma luta e combatendo o mesmo bom combate. Para construir uma Santa Maria da Boa Vista livre, independente, próspera e democrática.

Como diz o poeta, essas pessoas que atravancam o nosso caminho, elas passarão. E nós seguiremos na luta, que é o que sabemos fazer de melhor.

José Gualberto Almeida

Empresário e ex-prefeito de Santa Maria da Boa Vista

Nota de Raul Henry

Tenho recebido alguns questionamentos sobre como se deu a substituição da comissão provisória de Santa Maria da Boa Vista, em função de uma “carta aberta” do empresário José Gualberto Almeida, que me acusa de um golpe no MDB daquela cidade.

Relato, em seguida, os fatos. Vou me ater apenas a eles.

1. Quando o Senador Fernando Bezerra Coelho entrou no MDB, nos solicitou indicar algumas comissões provisórias em municípios nos quais atuava politicamente. Um pleito natural e legítimo.

2. Estabelecemos como condição para a concessão dessas provisórias a não existência de pré-candidaturas a prefeitos pelo MDB, ou articulações em curso com tal propósito, ou ainda a não existência de comissões provisórias representativas da história do partido.

3. Em Santa Maria da Boa Vista, cidade localizada no Sertão do São Francisco, o partido estava abandonado desde agosto de 2017. Não havia a previsão de candidaturas, nem comissão provisória em funcionamento. O Senador solicitou a nomeação de uma nova comissão provisória e foi prontamente atendido. É conhecida em Pernambuco sua relação política com aquela região.

4. Pedi, então, ao Senador que fizesse um gesto de reaproximação com o empresário José Gualberto, que, apesar de sua história no MDB, andava afastado do partido, não tendo votado, inclusive, nos seus candidatos proporcionais em 2018. Nosso pedido foi imediatamente acatado e Gualberto foi convidado para a nova provisória.

5. A partir daí, o Senador liderou as articulações para lançar um candidato a prefeito pelo MDB. O escolhido foi o ex-vereador Anselmo Gomes, com quem FBC mantinha histórica ligação.

6. Recentemente, o Senador procurou o PP para fazer uma aliança em Petrolina. Recebeu como condição para a confirmação dessa aliança, o pedido de uma contrapartida do MDB em Santa Maria da Boa Vista. Lá, o PP tem um candidato competitivo e bem posicionado nas pesquisas. O Senador tentou, então, convencer o candidato Anselmo a disputar o cargo de vice-prefeito na chapa liderada pelo PP. Segundo ele, isso viabilizaria a aliança em Petrolina e a vitória em Santa Maria, já que Anselmo apresentava nas pesquisas um desempenho inferior ao candidato dos Progressistas. Apesar da longa amizade que os unia e de ter sido o principal articulador da sua candidatura, o Senador não foi atendido por ele nesse pedido.

7. Diante disso, o Senador Fernando Bezerra Coelho solicitou formalmente à Executiva Estadual do MDB a substituição da comissão provisória que ele próprio indicara.

8. Fiz o que era meu dever. Consultei, imediatamente, a Executiva e a decisão de deferir o ofício foi consensual. A prerrogativa de indicar aquela provisória pelos critérios que estabelecemos no MDB era, claramente, do Senador. Por fim, estranho que na sua “carta aberta”, o empresário Gualberto não tenha sequer citado o nome do Senador Fernando Bezerra Coelho, principal protagonista de todos esses acontecimentos.

Quanto a mim, tenho sofrido agressões pessoais desqualificadas. Não vou respondê-las. São iniciativas de quem se alimenta de ódio, de rancor e de ressentimentos com a própria vida. Sigo em frente, em paz com minha consciência. Todos que fazem o MDB de Pernambuco são testemunhas das minhas atitudes.

Raul Henry

Presidente Estadual do MDB de Pernambuco

.
Eleições 2020 - FOTO:.

Comentários

Últimas notícias