Eleição municipal

Com fim das convenções, veja os candidatos a prefeito do Recife nas eleições 2020

Por conta da pandemia, o primeiro turno da eleição 2020 será realizado no dia 15 de novembro e o segundo, em 29 de novembro

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 17/09/2020 às 7:30 | Atualizado em 17/09/2020 às 16:41
AGÊNCIA BRASIL
O presidente Jair Bolsonaro defende o voto impresso e disse diversas vezes que houve fraude na própria eleição que o elegeu em 2018 - FOTO: AGÊNCIA BRASIL

JC
Eleições 2020 - JC

O prazo para que os partidos políticos apresentassem as chapas que irão concorrer a disputa majoritária e proporcional foi encerrado nessa quarta-feira (16), conforme o calendário eleitoral.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus (covid-19) e, atendendo a recomendações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), as reuniões de homologação das candidaturas ocorreram com acesso restrito de participantes e a maioria foram transmitidas através de plataformas virtuais.

Agora, com o início da campanha, saiba quem serão os candidatos que vão concorrer à Prefeitura do Recife:

Divulgação
Alberto Feitosa, deputado estadual e pré-candidato a prefeito do Recife - Divulgação

Alberto Feitosa (PSC)

Vice: Pastor Wellington Carneiro (Patriota)

Coligação: Recife Verde e Amarelo: PSC, Democracia Cristã (DC) e Patriota.

Perfil: Alberto Ferreira é recifense, tem 57 anos, foi tenente-coronel da Reserva da Polícia Militar de Pernambuco, superintendente do Aeroporto do Recife, Secretário de Turismo de Pernambuco e Secretário de Saneamento da Cidade do Recife. Desde 2007, é deputado estadual por Pernambuco.

DIVULGAÇÃO
Carlos Andrade Lima é o candidato a prefeito. Rosaly Almeida ocupa a vaga de vice na chapa puro-sangue - DIVULGAÇÃO

Carlos Andrade Lima (PSL)

Vice: Rosaly Almeida (PSL)

Coligação: Não fechou apoio com partido algum.

Perfil: Carlos de Andrade Lima é recifense, tem 39 anos, é advogado, atua na área privada desde 2004 e é filiado ao PSL desde abril de 2020. Ele é candidato a um cargo público pela primeira vez.

Reprodução/Facebook
Para disputar o cargo de prefeito do Recife, o Partido Novo escolheu o procurador Charbel Maroun - Reprodução/Facebook

Charbel Maroun (Novo)

Vice: André Teixeira (Novo)

Coligação: Não fechou apoio com partido algum.

Perfil: Nascido em Belo Horizonte (MG), Charbel Maroun tem 44 anos, é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), pós-graduado "LATU SENSU" em direito público e tributário e atual Procurador Judicial Nome da Procuradoria Geral do Município do Recife. Foi presidente estadual do Novo até 2017 e candidato a deputado federal em 2018, mas não se elegeu.

SÉRGIO GASPAR
Claudia Ribeiro vai disputar a prefeitura do Recife pelo PSTU - SÉRGIO GASPAR

Cláudia Ribeiro (PSTU)

Vice: Kátia Teles (PSTU)

Coligação: Não fechou apoio com partido algum.

Perfil: Nascida no Rio de Janeiro, Cláudia Ribeiro tem 48 anos, é pedagoga formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, atualmente, professora da rede municipal de ensino da Prefeitura do Recife. A candidata compõe o Sindicato Municipal dos Professores de Ensino da Rede Oficial de Recife (SIMPERE).

RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
João Campos (PSB), candidato a prefeito do Recife - RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO

João Campos (PSB)

Vice: Isabella de Roldão (PDT)

Coligação: Frente Popular do Recife: PSB, PDT, MDB, PP, PV, Rede, Solidariedade, Avante, PROS, PSD, PCdoB e Republicanos.

Perfil: João Campos é recifense, tem 27 anos, é engenheiro pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), deputado federal por Pernambuco desde 2019, e o atual o vice-presidente nacional de Relações Federativas do PSB. Ele é filho do ex-governador Eduardo Campos. Em 2016, assumiu o cargo de chefe de Gabinete do governo de Pernambuco.

DIVULGAÇÃO
O candidato a prefeito do Recife Marco Aurélio e o vice-presidente da República, Hamilton Mourão - DIVULGAÇÃO

Marco Aurélio Medeiros (PRTB)

Vice: Coronel José Alves (PRTB)

Coligação: Não fechou apoio com partido algum.

Perfil: Marco Aurélio Medeiros é recifense, tem 55 anos, é deputado estadual desde 2018 e atual líder da oposição na Alepe. Advogado e pós-graduado em Ciências Políticas, foi vereador do Recife entre 2012 e 2018, e o primeiro-secretário da Câmara Municipal entre 2016 e 2018. Ele também foi Primeiro-Secretário da Casa José Mariano (2016-2018).

RICARDO LABASTIER/DIVULGAÇÃO
Candidata à prefeita do Recife, Marília Arraes (PT), e o candidato a vice-prefeito, João Arnaldo (PSOL) - RICARDO LABASTIER/DIVULGAÇÃO

Marília Arraes (PT)

Vice: João Arnaldo (PSOL)

Coligação: Recife Cidade da Gente: PT, PSOL, PTC e PMB.

Perfil: Marília Arraes é recifense, tem 36 anos, e é deputada federal desde 2019. Advogada formada na Universidade Federal de Pernambuco. foi secretária de Juventude e Emprego de Pernambuco entre 2007 e 2008. Em 2008 e 2012 foi eleita como vereadora do Recife. Geriu a Secretaria Municipal de Juventude e Qualificação Profissional. Em 2018, foi convocada pela militância para disputar a pré-candidatura ao Governo do Estado, mas projeto não foi efetivado.

ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Convenção de Democratas para oficializar a candidatura de Mendonça Filho à prefeitura do Recife. - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Mendonça Filho (DEM)

Vice: Priscila Krause (DEM)

Coligação: DEM, PTB, PSDB e PL.

Perfil: Recifense, Mendonça Filho tem 54 anos, é formado em administração pela Universidade de Pernambuco e fez o curso de Gestão Pública pela Kennedy School, Escola de Governo da Universidade de Harvard (EUA). Foi deputado estadual de Pernambuco entre 1987 e 1995, deputado federal entre 1995 e 1998, e entre 2011 e 2019. Foi vice-governador de Pernambuco entre 1999 e 2007, e ministro da Educação entre 2016 e 2018.

FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
PALANQUE Delegada vai para a disputa com apoio de Daniel Coelho, que indicou o vice: Leo Salazar (Cidadania) - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

Patrícia Domingos (Podemos)

Vice: Leo Salazar (Cidadania)

Coligação: Liberta Recife: Podemos e Cidadania.

Perfil: Nascida no Rio de Janeiro, Patrícia Domingos tem 38 anos e é formada em direito, com pós-graduação em direito público. Assumiu o cargo de delegada da Polícia Civil de Pernambuco em 2008. Ela fez parte do Grupo de Operações Especiais e foi titular da Delegacia do Centro de Jaboatão. Domingos foi titular da Delegacia de Crimes Contra a Administração Pública (Decasp) por quatro anos e se candidata pela primeira vez a um cargo político.

DIVULGAÇÃO
Thiago Santos (UP) - DIVULGAÇÃO

Thiago Santos (UP)

Vice: Aníbal Valença (PCB)

Coligação: UP e PCB.

Perfil: Thiago Santos é recifense, tem 35 anos e é advogado, pós-graduado em Direito do Trabalho. Ele é um dos fundadores do partido Unidade Popular, fundado em 2019. Participou da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP). Santos também foi dirigente do sindicato de operadores de telemarketing de Pernambuco e da Federação Interestadual de trabalhadores em telecomunicações (Fitratelp).

REPRODUÇÃO
Presidente da comissão provisória e candidato à Prefeitura do Recife pelo PCO, Victor Assis - REPRODUÇÃO
 

Victor Assis (PCO)

Vice: Roberta Rita 

Coligação: Não fechou apoio com partido algum.

Perfil: Natural de Recife, Victor Assis tem 25 anos e é militante no PCO desde 2015. Integrante do Coletivo de Negros João Cândido e da comissão de redação do Diário Causa Operária, ele também é músico, técnico em eletrônica e apresentador da Causa Operária TV.

DIVULGAÇÃO
BOLSONARISTA Alberto Feitosa diz que não usará fundo eleitoral - FOTO:DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
O candidato a prefeito do Recife Marco Aurélio e o vice-presidente da República, Hamilton Mourão - FOTO:DIVULGAÇÃO
SÉRGIO GASPAR
PSTU Chapa com Claudia Ribeiro e Kátia Telles é a única 100% feminina - FOTO:SÉRGIO GASPAR
RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
PALANQUE Além do PDT e PSB, as candidaturas de João Campos e Isabella de Roldão, postulante a vice-prefeita na chapa, têm o apoio de outras 10 siglas - FOTO:RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
RICARDO LABASTIER/DIVULGAÇÃO
CHAPA Marília Arraes e o seu candidato a vice, João Arnaldo (PSOL), traçaram seis eixos de trabalho - FOTO:RICARDO LABASTIER/DIVULGAÇÃO
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Convenção de Democratas para oficializar a candidatura de Mendonça Filho à prefeitura do Recife. - FOTO:ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
DIVULGAÇÃO
ESTREIA Carlos Andrade Lima terá a correligionária Rosaly Almeida - FOTO:DIVULGAÇÃO
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
PALANQUE Delegada vai para a disputa com apoio de Daniel Coelho, que indicou o vice: Leo Salazar (Cidadania) - FOTO:FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
DIVULGAÇÃO
RÁDIO JORNAL Thiago Santos (UP) será sabatinado hoje, às 10h15 - FOTO:DIVULGAÇÃO
RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
João Campos (PSB), candidato a prefeito do Recife - FOTO:RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
REPRODUÇÃO
PCO Victor Assis contará com Roberta Rita na disputa pela prefeitura - FOTO:REPRODUÇÃO
JC
Eleições 2020 - FOTO:JC

Comentários

Últimas notícias