De carro, de bike, a pé e até de barco

CAMPANHA Largada foi intensa para os candidatos a prefeito desde o início do dia

Publicado em 28/09/2020 às 2:00
GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO
Mendonça Filho (DEM) lidera a disputa entre aqueles com maior renda no Recife - FOTO: GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Caminhada, "barqueata", adesivaço, carreata, entre outros. Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19), o primeiro dia de campanha no Recife foi agitado. Nomes como João Campos (PSB), Mendonça Filho (DEM), Marília Arraes (PT) e Patrícia Domingos (Podemos) foram às ruas, ouviram queixas da população e apresentaram propostas para a melhoria da capital. Muitos dos candidatos apostaram em carreatas para iniciar a corrida eleitoral.

Foi o caso do Coronel Feitosa (PSC), que ao lado de seu vice, o Pastor Wellington Carneiro (Patriota), seguiu pelas ruas do bairro de Dois Unidos. Feitosa ainda inaugurou seu comitê e participou de um adesivaço de Fred Ferreira, vereador que concorre a reeleição pelo PSC.

Segundo os organizadores, a carreata de Feitosa contou com mais de 100 veículos "Estou muito feliz em receber tanto carinho no pontapé inicial da nossa campanha. Os recifenses desejam mudanças. Vamos juntos por um Recife Verde Amarelo, que respeite os seus cidadãos ", declarou Feitosa.

A candidata do PT à Prefeitura do Recife, Marília Arraes, também realizou uma carreata neste domingo, seguido de um passeio de barco e outro de bicicleta na capital. Após iniciar uma pedalada no Recife Antigo, a petista subiu num carro na Avenida Domingos Ferreira e seguiu até Brasília Teimosa. Por fim, ela participou da "barqueata" no Rio Capibaribe. "Esse foi só o primeiro dia. De hoje até a data da eleição, todo dia o Recife receberá um abraço novo, com propostas que já estamos debatendo desde o começo do ano com a população, com coragem pra mudar o que precisa mudar, com o Recife no coração", disse Marília.

Já o candidato do PSL à Prefeitura do Recife, Carlos Andrade Lima, escolheu o Ibura - maior colégio eleitoral da capital pernambucana - para realizar sua carreata. Ele ainda desceu do veículo para caminhar pelas ruas da localidade e ouvir os moradores. "A caminhada no Ibura foi muito positiva. A gente nota quando conversa e olha no olho das pessoas uma necessidade de mudanças. Um desejo de que o Recife mude de verdade. O primeiro dia de campanha foi proveitoso", pontuou. Além da agenda no Ibura, Carlos realizou um adesivaço no Park 17, área no comitê de campanha, localizado na Avenida Boa Viagem. No local, ele recebeu a militância ao lado da candidata a vice-prefeita Rosaly Almeida e dos vereadores do PSL.

CAMINHADA

Outros postulantes decidiram seguir a pé, ao lado de seus apoiadores e equipes de campanha, por comunidades da capital. O candidato a prefeito do Recife pelo DEM, Mendonça Filho, iniciou o dia visitando o Sítio Santa Francisca, também conhecido como Sítio do Forró, comunidade que reúne cerca de duas mil famílias e está localizada entre o Aeroporto do Recife e a entrada do Ibura de Baixo. "As comunidades carentes do Recife não podem mais ser negligenciadas e necessitam de atenção especial. Um dos nossos projetos vai cuidar da regularização de áreas como esta, para que o cidadão possa ter sua propriedade escriturada e buscar melhorias", disse Mendonça, que participou das atividades de campanha ao lado de sua candidata a vice, Priscila Krause (DEM).

A dupla também participou, no bairro da Torre, na Zona Oeste, de um adesivaço de carros, no comitê central. Mendonça e Priscila se reuniram ainda com jovens na Bomba do Hemetério, Zona Oeste. A assessoria do candidato ressaltou que todos os atos respeitaram as normas exigidas de combate à pandemia, com uso de máscaras e álcool em gel.

João Campos (PSB) deu o pontapé inicial na campanha visitando a comunidade Irmã Dorothy. "Começamos a nossa campanha por um local da cidade que não tem a vida resolvida, mas que precisa do poder público para resolver. Tivemos muitos avanços nas gestões do PSB, porém conhecemos os problemas da cidade e o muito que ainda precisa ser superado para melhorar a qualidade de vida da nossa população. Por isso, me comprometo a fazer pela Irmã Dorothy e sua população todas as transformações que são necessárias", afirmou João Campos.

Após a visita, João seguiu para reunião com o vereador Eduardo Marques (PSB) e o seu grupo, na Sala de Reboco, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste, onde prometeu criar um programa de crédito popular com linhas de crédito de R$ 3.000.

A Delegada Patrícia (Podemos) cumpriu sua primeira agenda de campanha com uma caminhada na comunidade Caranguejo Tabaiares, Ilha do Retiro, Zona Oeste, e se comprometeu a dar soluções para os problemas de habitação e saneamento. "Escolhi começar a campanha num dos lugares mais esquecidos do Recife. Os nossos adversários votaram contra o marco do saneamento porque das casas deles não conseguem ver isso aqui", disse Patrícia.

Além das ruas, a campanha também teve início nas redes sociais, e o deputado estadual Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB) aproveitou para divulgar um vídeo - que foi gravado em Brasília no início de setembro - em que o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, lhe concede apoio. Ambos são do PRTB. "Nós do PRTB temos a pessoa certa para fazer com que o Recife avance definitivamente na era da economia e do conhecimento, que é novo modo de produção deste século 21. Ele está aqui, ao meu lado, é o Marco Aurélio, deputado estadual, meu amigo, no qual tenho confiança irrestrita", disse Mourão.

Marco Aurélio ainda realizou a inauguração do seu comitê no bairro do Cabanga e um adesivaço de automóveis no Pina, Zona Sul. Ele ainda visitou o bairro de Afogados e participou de um culto religioso em Dois Unidos.

Charbel (Novo) optou por realizar panfletagem na Praça do Derby, área central, e no Parque da Jaqueira, Zona Norte. "Estamos aqui panfletando na Praça do Derby, todos voluntários, sem usar sequer um centavo do fundo eleitoral", afirmou o candidato, no seu Instagram.

 

RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
CONVERSA Para o candidato socialista, o plano "sintetiza os desejos e principais demandas do povo" - FOTO:RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
CONVERSA João (PSB) se encontrou com moradores do Cordeiro - FOTO:RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias