Eleições 2020

Candidato a prefeito de Olinda, Guto Santa Cruz (PDT) defende a criação de um centro de segurança pública municipal

Candidato também defendeu o reforço da guarda municipal nos principais corredores comerciais e bancários da cidade

Gabriela Carvalho
Cadastrado por
Gabriela Carvalho
Publicado em 07/10/2020 às 13:28
BETO DLC/JC IMAGEM
Candidato a prefeito de Olinda pelo PDT, Guto Santa Cruz foi sabatinado na Rádio Jornal nesta quarta-feira (7) - FOTO: BETO DLC/JC IMAGEM
Leitura:

Participando da segunda rodada de sabatinas da Rádio Jornal, o candidato a prefeito de Olinda Guto Santa Cruz (PDT) defendeu, nesta quarta-feira (7), a criação de um centro integrado de segurança pública no município. O candidato também defendeu o reforço da guarda municipal nos principais corredores comerciais e bancários da cidade.

"A segurança pública é uma questão de Estado, mas a gente precisa contribuir também como município. Pensamos em criar um centro integrado de segurança pública com a guarda municipal, que possa fazer rondas em vários locais, principalmente nos corredores de bancos na cidade e nos corredores comerciais", contou.

Dentro do programa de governo, Guto destacou a preocupação de sua gestão com o estruturamento da educação, frisando a necessidade de mais escolas de qualidade e em tempo integral. O postulante também defendeu um "conceito de cidade inteligente, sustentável e que faça uso da inovação tecnológica" em Olinda. 

» Candidato à reeleição, Professor Lupércio diz que Olinda terá carnaval em 2021 "se tudo correr bem"

» Candidato a prefeito de Olinda, Celso Muniz (MDB) quer investir na cultura e no turismo da cidade

>> "Olinda está precisando de um marido", diz Armando Sérgio (Avante), candidato a prefeito, na Rádio Jornal

Concurso público

Quando se trata de concursos públicos municipais, o postulante se mostrou totalmente a favor. Guto justificou que cargos comissionados funcionavam apenas para "abrigar correligionários, militantes e amigos". A proposta do candidato é dispor mais vagas por meio de concurso para professores e profissionais da saúde.

"No apanhado que fizemos, identificamos que hoje tempos 5.495 funcionários ativos e mais de 4.027 cargos vagos. Tem cargos lá que de fato devem até ser excluídos, mas tem outros que são necessários, como no caso de professores, médicos e enfermeiros", justificou.  

Turismo

O candidato a prefeito disse ter planos para fomentar a cultura e o turismo para "além" do Sítio Histórico de Olinda. De acordo com Guto, a ideia é "capacitar e reestruturar o turismo. Atraindo financiamentos para trazer hotéis para Olinda, criar um calendário anual de turismo e fazer com que o turista fique mais tempo na cidade".

Já quando questionado sobre o Carnaval 2021 em Olinda, o candidato falou que tudo dependeria das orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do governo do estado de Pernambuco até lá. Os últimos dois candidatos que passaram pela sabatina: Prefeito Professor Lupércio (SD) e Celso Muniz (MDB) também argumentaram que pode ser possível fazer a festa no ano que vem. Por conta da pandemia do coronavírus, há muitos debates sobre a viabilidade da festa acontecer em 2021.

Sabatinas

Confira o calendário das sabatinas da Rádio Jornal, cuja ordem foi definida por sorteio em reunião com assessores dos candidatos:

Terça-feira
Professor Lupércio (Solidariedade), 10h35
Celso Muniz (MDB), 11h15

Quarta-feira 
Armando Sérgio (AVANTE), 10h35
Guto Santa Cruz (PDT), 11h15

Quinta-feira (8)
Jorge Federal (PSL), 10h35
João Paulo (PCdoB), 11h15

Rádio Jornal/Beto DLC
O candidato participou da série de entrevistas feitas pela Rádio Jornal com os postulantes de Olinda - FOTO:Rádio Jornal/Beto DLC

Comentários

Últimas notícias