Se discutir propostas para a educação pública é fundamental em qualquer campanha política, o debate ganha mais urgência no atual contexto da pandemia de covid-19, quando as aulas presenciais tiveram que ser suspensas para evitar a propagação do vírus. Essa situação, somada aos desafios já existentes pedem um olhar para medidas mais estruturantes a fim de garantir o avanço na qualidade do ensino. Para estimular que os candidatos que disputam as eleições 2020 apresentem seus planos para a educação básica, o Todos Pela Educação e o Jornal do Commercio vão realizar, entre os dias 3 e 6 de novembro, entrevistas online com os quatro candidatos mais bem colocados na disputa pela Prefeitura do Recife. Serão abordadas somente questões ligadas à área educacional. As sabatinas acontecerão à noite e serão transmitidas no Youtube da TV e nas redes sociais do JC.
A série Diálogos Educação Já Municípios começa terça e vai até sexta-feira. O critério utilizado para participar das sabatinas foram as pontuações obtidas pelos candidatos nas pesquisas de intenção de votos Ibope/Jornal do Commercio/Rede Globo dos dias 2 e 15 de outubro, quando João Campos (PSB), Mendonça Filho (DEM), Marília Arraes (PT) e a Delegada Patrícia (Podemos) figuravam entre os quatro primeiros. As entrevistas terão duração de 30 minutos e serão comandadas pela repórter Margarida Azevedo, do Jornal do Commercio, setorista de educação. A transmissão será ao vivo, pelos canais do jornal e pelo Youtube do Todos Pela Educação.
"As eleições municipais de 2020 são um marco importante para o País e principalmente para educação. Os novos eleitos terão o desafio de assumir durante a pandemia e precisam estar preparados. E para apoiar na construção dos planos de governo municipais e qualificar esse debate já no período eleitoral, o Todos lançou a iniciativa Educação Já Municípios que conta com uma série de entrevistas exclusivas com os candidatos das cinco regiões do Brasil. A parceria com o Jornal do Commercio na realização dessas entrevistas em Recife dará a visibilidade necessária às propostas para melhorar a educação do município", destaca a presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz.
"Fazer um debate específico sobre educação para a disputa eleitoral municipal é muito importante. No Sistema Jornal do Commercio entendemos a questão da educação como vital para o desenvolvimento do País e da cidade. Trazer os candidatos a prefeito para que eles assumam o compromisso público durante a campanha sobre um tema tão relevante como educação é um passo fundamental para melhorar as gestões futuras e, mais importante que isso, melhor a qualidade das gerações futuras", enfatiza o diretor de redação do Jornal do Comeercio, Laurindo Ferreira. Ele ressalta ainda que a parceria do JC com o Todos pela Educação dá mais solidez às cobranças que serão feitas ao candidato que vencer as eleições municipais.
ENTREVISTAS
Os temas a serem tratados nas entrevistas terão como base as políticas prioritárias para o ensino municipal mapeadas pelo documento “Educação Já Municípios – Contribuições para o debate sobre políticas educacionais no contexto das eleições de 2020”. O primeiro a ser entrevistado será Mendonça Filho (DEM), terça-feira, às 19h. No dia seguinte será a vez de Marília Arraes (PT), no mesmo horário (19h). Na quinta-feira o convidado é João Campos (PSB), às 18h. As sabatinas se encerram com a Delegada Patrícia (Podemos), na sexta-feira, às 19h.
Ao serem chamados para as entrevistas, cada postulante indicou a data de preferência entre o intervalo de 26 de outubro e 6 de novembro. A ordem foi preenchida à medida que eles manifestavam. No Brasil, está havendo sabatinas semelhantes em São Paulo (com o jornal Estado de São Paulo), Goiânia (com o período O Popular) e em Porto Alegre (com o Zero Hora).
A capital pernambucana tem 1,6 milhão de habitantes. A rede municipal de ensino conta com cerca de 92 mil alunos, distribuídos em 316 unidades educacionais, sendo 230 escolas (entre elas 15 de tempo integral) e 86 creches ou creches escolas, além de um barco-escola, uma sala hospitalar e a Escola de Arte João Pernambuco. Há 4.422 professores. As aulas presenciais estão suspensas desde 18 de março, sem previsão ainda de retorno. Para atender os estudantes há atividades remotas.
PROGRAME-SE
Mendonça Filho (DEM) – Terça-feira (03), às 19h
Marília Arraes (PT) – Quarta-feira (04), às 19h
João Campos (PSB) – Quinta-feira (05), às 18h
Delegada Patrícia (Podemos) – Sexta-feira (06) às 19h
Comentários