Eleições

Debate da TV Jornal oferece confronto de ideias em prol do Recife

Atenta aos protocolos sanitários para evitar riscos da covid-19, emissora realiza único debate televisivo ao vivo com candidatos à Prefeitura do Recife

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 08/11/2020 às 8:19 | Atualizado em 08/11/2020 às 12:55
TIÃO SIQUEIRA/TV JORNAL
Debate terá três blocos e será apresentado pelo apresentador da TV Jornal, Leandro Oliveira - FOTO: TIÃO SIQUEIRA/TV JORNAL

Na próxima terça-feira (10), a partir das 10h50, a TV Jornal recebe os candidatos à Prefeitura do Recife para o único debate ao vivo em televisão aberta realizado na capital para as eleições deste ano. Com o atual contexto de pandemia, manter os cidadãos informados sobre as principais propostas e projetos defendidos pelos prefeituráveis reforça a importância do programa especial, que será realizado sem deixar de lado as recomendações dos órgãos de saúde.

"Nossa equipe está absolutamente empenhada em fazer um debate com segurança e dentro dos padrões sanitários exigidos em função da pandemia da covid-19. Por isso, fizemos vários ensaios e envolvemos uma equipe multidisciplinar. Nosso foco é fazer um debate seguro e que seja proveitoso para o eleitor, afinal estamos a poucos dias da eleição e ter a chance de ver os candidatos num confronto direto de ideias e propostas pode ajudar na escolha de quem vai comandar a cidade pelos próximos quatro anos", detalha a diretora de Jornalismo da TV e Rádio Jornal, Mônica Carvalho.

No próximo domingo (15), o Brasil irá às urnas para eleger os próximos prefeitos e vereadores de cada região. Os debates políticos têm uma importância fundamental nesse processo que antecede as eleições, como analisa a cientista política Priscila Lapa. "Os debates sempre tiveram uma função importante nos processos eleitorais, principalmente quando você tem disputas muito acirradas ou quando há um grande número de votos indecisos nas pesquisas de intenção. Então, é um dispositivo que cumpre o papel de mostrar a performance do candidato e de servir como um atalho de informação para o eleitor formar a opinião dele", explica Lapa, que atenta também para a presença digital dos candidatos.

"Nos últimos ciclos eleitorais do Brasil, a eficácia dos debates foi um pouco questionada porque, de fato, existem outras formas do eleitor se informar, como a massificação das informações pelas redes sociais, por exemplo. Mas eu acredito que o contexto democrático sempre vai exigir o embate de ideias. Agora, especificamente nesse tempo de pandemia, apesar de a gente ter tido muitos eventos de rua, o debate vai servir sim como uma orientação importante para o eleitor", avalia a cientista política.

DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM
INFLUÊNCIA Debate é atalho de informação para o eleitor, diz Priscila Lapa - DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM

CANDIDATOS

Irão participar os candidatos cujos os partidos têm pelo menos cinco representantes no Congresso Nacional: Carlos Andrade Lima (PSL), Charbel Maroun (Novo), Coronel Feitosa (PSC), Delegada Patrícia (Podemos), João Campos (PSB), Marília Arraes (PT) e Mendonça Filho (DEM). O debate terá três blocos e será mediado pelo apresentador da TV Jornal Leandro Oliveira.

"O debate é fundamental para o processo democrático. Mais do que conhecer os candidatos, as pessoas precisam conhecer as ideias e o conceito para o Recife dos próximos quatro anos", comenta o candidato Carlos Andrade Lima (PSL).

Charbel Maroun (Novo) também destacou o pioneirismo da emissora. "Gostaria de parabenizar a TV Jornal por ser a única emissora de televisão a abrir esse espaço democrático para os candidatos. Quem tem a ganhar é o cidadão recifense, que poderá acompanhar as principais ideias dos prefeituráveis e fará a melhor escolha no dia 15 de novembro", complementa.

Coronel Feitosa (PSC) também será outro dos sete participantes do debate. "Esta será uma oportunidade para que os recifenses conheçam os candidatos, para que saibam qual é o mais preparado e o que mais fez pelo Recife", detalha.

Delegada Patrícia (Podemos), assim como os demais candidatos, ressaltou a importância do debate às vésperas do primeiro turno. "Considero o debate uma excelente oportunidade para, além dos guias eleitorais, podermos discutir as propostas para a cidade do Recife. O confronto de ideias fortalece a democracia e permite que cada qual se apresente sem máscaras e sem efeitos especiais", pontua.

O debate da TV Jornal irá esclarecer aos eleitores pontos importantes sobre as propostas defendidas pelos candidatos. "Será um momento muito importante, que vai nos dar a oportunidade de discutir o Recife, os desafios que precisamos enfrentar, além de poder apresentar as propostas que estamos discutindo ao longo da campanha eleitoral, junto com a população do Recife", explica João Campos (PSB).

A candidata Marília Arraes (PT) atenta para importância do eleitorado assistir ao programa. "Em primeiro lugar quero parabenizar a TV Jornal por ser a única emissora a realizar um debate. Isso mostra o compromisso com o Recife e com a democracia, pois eleição se faz sobretudo com o confronto de propostas e ideias, deixando claro para a população o que cada candidato pensa e de qual lado ele está. Esse debate vai ser uma grande oportunidade para mostrar que eu tenho o melhor projeto para o Recife. Quem assistir vai perceber isto", acredita.

Finalizando a lista de candidatos, Mendonça Filho (DEM) reforçou a importância do debate para democracia. "A TV Jornal reafirma seu compromisso com a democracia, com a informação de qualidade e, principalmente, com o recifense, ao promover o único debate televisivo neste primeiro turno. Decisão fundamental, principalmente neste difícil momento de pandemia da covid-19, colocando à disposição do eleitor a opção de decidir o voto com um maior conhecimento dos candidatos e de suas propostas. Parabenizo ao Sistema Jornal do Commercio pela iniciativa", conclui.

Crédito: ARTE/JC
Regras do debate da próxima terça-feira (10) - Crédito: ARTE/JC

Comentários

Últimas notícias