Eleições 2020

Debate da TV Jornal entre candidatos à Prefeitura do Recife repercute bem entre eleitorado e é sucesso na web

Discussão entre os prefeituráveis foi veiculada em diversas plataformas do SJCC

Danielle Santana
Cadastrado por
Danielle Santana
Publicado em 10/11/2020 às 18:32
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Debate dos candidatos à Prefeitura do Recife, na TV Jornal. - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Leitura:

Atualizada às 20h16

Na manhã desta terça-feira (10), a TV Jornal promoveu o único debate transmitido pela televisão entre os candidatos à Prefeitura do Recife. Além da transmissão pela TV, a disputa entre os prefeituráveis também pode ser acompanhada por diversas plataformas digitais, aumentando sua repercussão e a possibilidade de interação dos eleitores.

Disponibilizada através dos canais do YouTube e do Facebook do SJCC, além do player da TV Jornal, o debate obteve, até a publicação desta matéria, mais de 87 mil visualizações ao todo. Para se ter uma ideia do alcance, apenas a conta do YouTube da TV Jornal teve um total de mais de 28 mil reproduções, chegando a bater um pico de 4,2 mil espectadores. 

A diretora de Estratégias Digitais do SJCC, Maria Luiza Borges, acredita que o formato do debate foi de extrema importância para o seu sucesso. “Ele ajudou a fazer que o internauta se engajasse nessa discussão, garantindo uma maior interatividade. Nós ficamos impressionados como o público aderiu, conseguimos obter um grande volume de resposta do eleitor, como o grande número de mensagens durante a transmissão ao vivo no YouTube”, destaca.

O sinal também foi distribuído em diversas contas Facebook, contando com cerca de 105 mil impressões. O debate registrou mais de 11 mil comentários de eleitores, além de cerca de 7 mil reações. A rede social aponta que os homens foram os maiores interessados na disputa entre os candidatos. Eles lideraram a audiência com 78%, contra o público feminino, que teve 22% de participação. Os jovens adultos formaram a maior parte do público, 62% das pessoas que assistiram o debate através do Facebook tinham idades entre 25 e 44 anos.

Segundo explicou o diretor de redação do Jornal do Commercio, Laurindo Ferreira, "a cobertura das eleições municipais tem destaque na agenda do SJCC , especialmente do JC, e esse debate - único numa emissora aberta - com ampla cobertura e grande audiência em todas as nossas plataformas mostra que estamos em sintonia com as demandas dos eleitores. Os temas relevantes das cidades estiveram presentes no debate como estão diariamente naS nossas pautas diárias. É por isso que temos audiência e relevância".

Para a diretora de jornalismo da TV e Rádio Jornal, Mônica Carvalho, o debate cumpriu o seu papel. “Oferecemos ao eleitor a possibilidade de ver como se comporta quem postula o cargo. O debate é um momento crucial na discussão e no regime democrático, através dele você entende como os candidatos se comportam frente ao outro”, analisa.

Mônica destaca que a TV Jornal foi a única a transmitir um debate entre os candidatos à Prefeitura do Recife pela televisão. A disputa entre os candidatos à Prefeitura do Recife deste ano foi considerada como um momento histórico para a emissora. “Conseguimos liderar a audiência com um número que nunca tínhamos registrado em debates anteriores. Milhares de recifenses estavam antenados ao debate, querendo ouvir as propostas”, comemora.

Além das redes sociais, a disputa entre os candidatos também pôde ser acompanhada ao vivo através de outras plataformas, como o JC Online, o Blog do Jamildo, o site da Rádio e da TV Jornal, além do UOL. Os sites que fazem parte do SJCC foram acessados por cerca de 22 mil vezes durante a realização do debate.

Maria Luiza observa que a distribuição através dos meios digitais também possibilita uma maior repercussão do que foi debatido pelos prefeituráveis nesta manhã. “Conseguimos distribuir não só na íntegra, também foram veiculadas várias pílulas com partes da discussão que interessam o eleitor. E ele permanece disponível para quem não conseguiu assistir ao vivo”, afirma.


Os eleitores que não puderam acompanhar o debate na manhã desta terça-feira (10) podem acessar o canal do YouTube da TV Jornal e ter acesso ao conteúdo completo que foi veiculado. Também é possível acompanhar a repercussão do enfrentamento entre os candidatos através do JC Online.




Além de levar informação aos eleitores recifenses, Mônica Carvalho também celebra a realização do debate apesar das dificuldades enfrentadas por conta da pandemia da covid-19. “Foi um desafio imenso, envolvemos uma equipe gigante, mantendo a segurança para os funcionários e candidatos. Restringimos a entrada de pessoas na empresa e a circulação de assessores e candidatos. Todos tiveram suas temperaturas aferidas antes de entrar no estúdio e realizaram o uso constante de máscaras de proteção, retirando apenas para responder ou realizar perguntas. Tudo foi feito para garantir que não haveria aglomeração nem contato. Assim, conseguimos realizar um debate proveitoso e seguro”, finaliza.

* Os dados foram coletados (cerca de) 19h do dia do debate. Portanto, são dados preliminares que podem sofrer alterações.

Comentários

Últimas notícias