ELEIÇÕES 2020

Sem Raquel Lyra, debate da TV Jornal tem tom propositivo com foco nos indecisos em Caruaru

Assim como no Recife, esse foi o único debate televisionado nas eleições 2020 na Capital do Agreste

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 11/11/2020 às 18:07 | Atualizado em 11/11/2020 às 18:11
REPRODUÇÃO/TV JORNAL INTERIOR
Mediado pelo jornalista Igor Maciel, o encontro contou com a presença de candidatos cujos partidos têm pelo menos cinco representantes no Congresso Nacional - FOTO: REPRODUÇÃO/TV JORNAL INTERIOR

Arte: JC
Eleições 2020 - Arte: JC

Na reta final da campanha eleitoral, os candidatos à Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, participaram, nesta quarta-feira (11), de um debate promovido pela TV Jornal Interior. Esse foi o único debate televisionado nas eleições 2020 na Capital do Agreste. Nele, os prefeituráveis se dirigiram aos eleitores indecisos para tentar levar a disputa ao segundo turno, a exemplo do que aconteceu em 2016.

Mediado pelo jornalista Igor Maciel, titular da coluna Cena Política do JC, o encontro contou com a presença de candidatos cujos partidos têm pelo menos cinco representantes no Congresso Nacional. Cinco tinham, mas apenas quatro participaram: Delegado Lessa (PP), Marcelo Gomes (PSB), Marcelo Rodrigues (PT) e Raffiê Dellon (PSD). A candidata à reeleição, Raquel Lyra (PSDB), foi convidada, mas não compareceu. Apesar disso, a gestão dela recebeu diversas críticas dos adversários.

Os postulantes tiveram duas horas divididas em quatro blocos para se dirigir aos eleitores e apresentar suas propostas. No primeiro bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si. No segundo, responderam a perguntas feitas pelos candidatos a vice-prefeito Ailza Trajano (PCdoB), Ingrid Marcella (PT), Manoel da Cazanova (PSL) e Roberta Antunes (PSD). No terceiro bloco, os prefeituráveis voltaram a fazer perguntas entre si e no quarto, responderam a perguntas de jornalistas do SJCC e fizeram as considerações finais.

Veja a íntegra do debate:

 

Para o diretor executivo do SJCC Interior, Carlos Humberto, o debate contribui para ajudar a população a fazer a melhor escolha para a cidade: "Foi uma oportunidade para discutir os temas e desafios que a cidade tem nos próximos quatro anos", destacou. A realização do debate contou com todas as medidas de prevenção contra o novo coronavírus, como aferição de temperatura, distribuição de máscaras, disponibilização de álcool em gel, entre outros.

No debate, o candidato do PSB, Marcelo Gomes, defendeu o investimento na Feira da Sulanca como prioridade do município. O socialista propôs uma requalificação da feira e investimento na qualificação profissional dos vendedores que trabalham na feira. "Vamos apoiar as pessoas que querem trabalhar, que querem produzir em Caruaru. A gente vai assumir, chamar toda a rede produtiva de Caruaru, chamar todos os bancos que financiam o microcrédito. A Feira da Sulanca vai ser uma prioridade. Nossa gestão vai investir no pulmão econômico da nossa cidade. Vamos qualificar o sulanqueiro, dar conhecimento e qualificação profissional", prometeu.

Já o Delegado Lessa (PP) voltou a defender o armamento da Guarda Municipal como medida na segurança pública. O progressista também disse que vai criar uma central de Inteligência e Monitoramento para auxiliar a polícia. "Todos os serviços são muito importantes, mas segurança pública, o direito de ir e vir em paz, é muito significativo. A Guarda municipal terá um incremento no seu efetivo e também vamos armá-la para não acontecer como aconteceu na UPA do Salgado, que foi vítima de assalto pela terceira vez, com guardas municipais sendo vítimas. Também vamos criar postos avançados de segurança para a zona rural de Caruaru, com estrutura, capacitação e treinamento", defendeu.

O candidato Raffiê Dellon (PSD) ressaltou que Caruaru tem 54% de atendimento de esgoto e "o que não pode é o poder público ficar refém da Compesa e ao Deus dará, ele tem que ser parceiro". Em resposta à pergunta do Delegado Lessa sobre as propostas para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, Raffiê afirmou que essa população está aumentando e para ajudá-la será criada a "primeira casa de acolhimento do caruaruense". "As pessoas que estão na rua não é porque querem, é porque não existe programa de habitação linkado com a Secretaria de Habitação do governo do Estado e da esfera federal que venha a dar essa condição mínima de dignidade e família. O emprego é o principal programa social que qualquer temática possa abranger".

Coube ao petista Marcelo Rodrigues a mais dura crítica à prefeita Raquel Lyra. Segundo ele, a tucana "deu as costas para o povo de Caruaru". Rodrigues também nacionalizou seu discurso aclamando os feitos do seu partido quando Lula e Dilma Rousseff eram presidentes da República. No encontro, Marcelo Rodrigues reafirmou que pretende criar o programa de retomada e emprestar de R$ 1 mil a R$ 5 mil aos caruaruenses. "Onde você vai arcar com 50% do valor em 24 parcelas sem juros. Sabemos fazer política pública e hoje o momento é de desemprego e falta de esperança, vamos trazer de vota para vocês o emprego e a renda".

A proposta foi rebatida por Marcelo Gomes, que afirmou que "emprestar dinheiro sem juros não é papel da prefeitura". "Ou você cria uma agência que fomente isso ou procura bancos que financiam. Essa questão do emprego é um mantra na minha campanha e será no meu governo", completou.

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

Comentários

Últimas notícias