
Circula pelas redes sociais uma imagem de uma pesquisa de intenção de voto que teria sido realizada sobre o segundo turno para eleição de prefeito em Paulista, cidade da Região Metropolitana do Recife (RMR). A imagem em questão traz um comparativo de percentual de intenção de votos para os candidatos Yves Ribeiro (MDB) e Francisco Padilha (PSB). O Confere.ai recebeu solicitação dos usuários da plataforma para checar a veracidade do conteúdo. Confira abaixo a verificação realizada pela equipe da ferramenta.
O material enviado à equipe do Confere.ai é falso. A pesquisa em questão não está registrada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nem há qualquer menção à existência do instituto que teria realizado o levantamento que está circulando. A imagem mostra o candidato Francisco Padilha seis pontos percentuais à frente do candidato Yves Ribeiro. O dado teria sido produzido por um instituto de pesquisa chamado “Cimpel”, com informações coletadas entre os dias 18 e 21 de novembro, segundo descrito no material que está sendo compartilhado nas redes sociais.
Toda pesquisa eleitoral deve ser registrada junto ao TSE. No site do tribunal, é possível ver todas as pesquisas eleitorais realizadas para cada município brasileiro no pleito de 2020. Para a cidade de Paulista, existem cinco pesquisas cadastradas, entre o dia 20 De agosto e 22 de novembro de 2020. Duas delas, realizadas pelo “Opiniao Pesquisas Sociais Ltda/Opiniao Pesquisas Sociais”, duas pelo “Instituto Exatta - Pesquisas De Opiniao E Mercado Eireli/Exatta” e uma pelo “Simplex Consultoria Economica E Empresarial Ltda - Me/Simplex Consultoria Economica E Empresarial”.
Verifique uma desinformação
Buscar a fonte original de uma afirmação é um passo importante ao checar informações e, agora, você já sabe como fazer. Se quiser verificar a quantidade de características de desinformação em boatos sobre política, saúde e outros temas de oferta para uma sociedade, você pode usar o Confere.ai, a primeira ferramenta de checagem automática do Nordeste. Basta copiar e colar um link ou texto e jogar no campo de busca da plataforma, que ela te responderá com um medidor de desinformação.
Comentários