Investigação

Operação Obscurum mira fraudes em licitações de prefeitura no Agreste de Pernambuco

Estão sendo investigados servidores públicos e empresas possivelmente envolvidas no esquema

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 15/12/2020 às 10:45
DIVULGAÇÃO/MPPE
Investigação se dá sobre licitações da Prefeitura de Sanharó - FOTO: DIVULGAÇÃO/MPPE
Leitura:

Foi deflagrda, na manhã desta terça-feira (15), a Operação Obscurum, nos municípios de Jurema, Belo Jardim e Sanharó, com o cumprimento de mandatos de busca e apreensão de materiais e documentações. Estão sendo investigados servidores públicos e empresas envolvidas em fraudes em licitações no município de Sanharó, assim como os crimes de lavagem de dinheiro, peculato, corrupção passiva e ativa, dentre outros crimes.

>> Operação da PF apura desvio de recursos destinados à construção de postos de saúde em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco

A operação foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), pela Promotoria de Justiça de Sanharó e pelo Grupo de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco. As investigações tiveram início após a constatação de que diversos contratos celebrados pela Prefeitura de Sanharó, em diversas modalidades, eram direcionados para determinadas empresas.

Apreensão

De acordo com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), foram apreendidos objetos eletrônicos como HD e celulares, entre outros, e documentos nas residências dos investigados e sedes das empresas, nos municípios de Jurema e Belo Jardim.

Em Sanharó, foram apreendidos documentações licitatórias e lista de contatos na sede da Prefeitura e outros documentos nas residências dos alvos. Os objetos eletrônicos apreendidos serão encaminhados ao laboratório do Gaeco para análise e os documentos apreendidos vão ser digitalizados para a segunda fase da investigação, que visa enrobustecer a investigação.

A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Sanharó por diversas vezes no telefone (87) 3836-1156, registrado como o telefone oficial, no site da Prefeitura, mas não conseguiu contato com a gestão municipal. O JC está aberto a posicionamentos da Prefeitura ou dos investigados. 

Comentários

Últimas notícias