CÂMARA FEDERAL

Semana decisiva para candidatos

Publicado em 04/01/2021 às 2:00
Leitura:

A primeira semana do ano deve ser decisiva na disputa pela presidência da Câmara. Hoje (4), o PT deve bater o martelo sobre o apoio a Baleia Rossi (MDB-SP). Com o racha dos partidos de centro, as siglas de esquerda podem ser fundamentais para desequilibrar a eleição. Em outra frente, o candidato de Jair Bolsonaro, Arthur Lira (PP-AL), deve começar a viajar o país em busca de apoio. Lira busca forçar dissidências nas legendas que sinalizaram apoio ao principal adversário.

Nesta segunda os petistas têm uma nova reunião de bancada para debater o assunto, às 15h. Se houver um pacto favorável ao parlamentar do MDB, haverá um ato formal de apoio ao emedebista. "Depois de a bancada decidir qual caminho seguir, aí sim devemos chamar o Baleia para uma reunião", diz o líder do PT, Enio Verri (PR).

Na última semana, os parlamentares de esquerda conseguiram um compromisso de Rossi pela manutenção das prerrogativas e instrumentos de atuação da oposição. O acordo foi um aceno de que não haverá obstáculos para a convocação de ministros de Bolsonaro e a criação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) para dar prosseguimento a investigações contra o governo.

Na ocasião, deputados do PT chegaram a questioná-lo sobre a possibilidade de abertura de processos de impeachment, mas o assunto não foi adiante.

As conversas entre oposição e o bloco de Baleia Rossi e Rodrigo Maia (DEM-RJ) avançaram. Parlamentares de PT, assim como PSB, PDT e PCdoB, já dão como certa a composição no bloco do deputado do MDB.

O PSB, entretanto, ainda enfrenta uma divisão interna. Parte da bancada quer apoiar Lira. O deputado do PP deve iniciar uma agenda de viagens para angariar votos, com primeira parada em estados da região Norte. Em Manaus, será acompanhado pelo colega Marcelo Ramos (PL-AM). Lira ainda busca o apoio formal de PTB e Podemos.

Comentários

Últimas notícias