Dani Portela pede reunião com Fred Amâncio sobre problemas na matrícula da rede municipal do Recife

Secretaria de Educação do Recife informou que o pedido ainda não chegou no gabinete do secretário Fred Amâncio, mas que está aberta para receber a vereadora

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 15/01/2021 às 19:28
Notícia
X

As sessões plenárias da Câmara Municipal do Recife deste ano ainda não começaram, mas os novos parlamentares vão se movimentando aos poucos através dos seus gabinetes. Na quinta-feira (14), vereadora Dani Portela (PSOL) solicitou com urgência uma reunião com o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio.

A pauta são dificuldades de alunos da rede municipal de ensino de se matricularem e também as condições sanitárias para os profissionais da educação com a volta do trabalho presencial, que no caso dos agentes administrativos, já ocorreu desde o início do mês de janeiro. 

>> Escolas e creches municipais de Recife abrem matrícula para novatos entre 12 e 26 de janeiro

O período para a matrícula de alunos novatos foi iniciado na última terça-feira (12) e vai até o próximo dia 26 de janeiro. Ela será disponibilizada apenas através da internet. A Rede Municipal do Recife dispõe de 19.196 vagas. Dessas, 8.287 são da educação infantil, 9.073 do ensino fundamental e 1.836 de Educação Para Jovens e Adultos (EJA).

A motivação para o pedido de reunião é que o gabinete da vereadora tem recebido mensagens de pais e mães que dizem não estar conseguindo matricular os filhos e as filhas na rede municipal. Eles alegam também que não tiveram acesso a lista de escolas bilíngues nas quais crianças com deficiência auditiva podem se matricular.

Em nota, a Secretaria de Educação do Recife disse que recebeu a solicitação e que vai receber a vereadora para uma reunião. A pasta também disse que as matrículas começaram na última terça-feira (12) e seguem até o dia 26. O processo deve ser feito online, segundo a pasta.

"A Rede Municipal já vem trabalhando para dar garantia ao cumprimento dos protocolos sanitários, embora a retomada das aulas presenciais da educação infantil e ensino fundamental da rede pública ainda não tenham data definida, pois ainda não foi autorizada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19", diz o texto.

O órgão diz que a lista das escolas bilíngues está na página inicial do site Matrícula Online. "Todas as unidades de ensino da Rede Municipal estão preparadas para receber estudantes com qualquer tipo de deficiência", garante ainda.

 

Tags

Autor