Oposição

PT na oposição: Carlos Veras critica aumento das passagens de ônibus

Presidente do PT-PE, Doriel Barros cobrou ação das autoridades estadual e municipais para garantir vacinação na zona rural. Na Câmara do Recife, nova líder do PT, Liana Cirne, orienta a bancada para oposição a João Campos

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 21/01/2021 às 19:59
DIVULGAÇÃO
Com a candidatura do governo definida, essa composição será uma discussão a ser aprofundada. Nosso nome estará à disposição do PT e do presidente Lula", diz Carlos Veras (PT), partido atualmente independente - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

O PT ainda está de saída do Governo de Pernambuco - após ter anunciado entrega de cargos e ida para a oposição - mas os posicionamentos contrários ao PSB de Pernambuco, já presentes há tempos nas falas dos aliados da ex-candidata à Prefeitura do Recife Marília Arraes (PT), vem aos poucos se intensificando. O deputado federal Carlos Veras (PT) foi às redes sociais nesta terça-feira (21) para criticar qualquer proposta de aumento - seja do governo estadual ou das empresas de ônibus - no valor das tarifas do transporte público. 

>> PT rompe com o PSB e entregará os cargos no governo Paulo

>> PT diz não ter divergência com gestão Paulo Câmara, mas abandona o barco por ''desrespeito'' na eleição do Recife

"Aqui em Pernambuco, as empresas de ônibus querem reajuste de 16% nas tarifas. O governo apresenta 8,7% como contraposta. Qualquer aumento de passagem, neste momento, é inadmissível. Vamos trabalhar para impedir esse absurdo!", afirmou o deputado em seu Twitter. 

Cargos

Depois de um segundo turno acirrado na eleição do Recife entre Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB), que apostou forte no antipetismo na sua campanha - o rompimento do PT com os socialistas no estado se concretizou e o partido decidiu entregar formalmente os cargos que ocupa no governo Paulo Câmara. No primeiro escalão, a sigla tem a pasta de Desenvolvimento Agrário com Dilson Peixoto. O PP garantiu o espaço que ficará vago e o novo secretário será o deputado estadual Claudiano Martins Filho (PP). 

O PT tem uma relação histórica agricultura e isso se fortaleceu com a participação do partido em órgãos da área no Executivo Estadual. O ex-deputado estadual Odacy Amorim (PT), por exemplo, estava na presidência do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) antes de se licenciar para concorrer à Prefeitura de Petrolina. 

Na última terça-feira (19), o presidente estadual do PT e deputado estadual Doriel Barros, cobrou ação das autoridades "nos níveis estadual e municipais" para garantir a vacinação da população que vive na área rural de Pernambuco. Doriel é ex-presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape) e preside atualmente a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

"As autoridades, nos níveis estadual e municipais, precisam assegurar que as pessoas do campo tenham a mesma possibilidade de acesso à vacinação que os moradores da cidade, dentro dos critérios estabelecidos pelo Plano Estadual. Vamos acompanhar isso de perto", disse Doriel através do seu Twitter. 

Oposição na Câmara

A bancada petista na Câmara Municipal do Recife escolheu Liana Cirne (PT) para ser a nova líder do partido em reunião realizada na quarta-feira (20). Nesse mesmo encontro, Liana orientou a bancada a adotar uma postura de oposição ao governo do prefeito João Campos (PSB). 

Assim como a entrega de cargos no âmbito estadual, a ida do PT para a oposição também é resultado do realinhamento das forças políticas a partir da eleição do Recife. Mas na capital pernambucana, o movimento era visto como ainda mais fácil, uma vez que Marília Arraes chegou ao segundo turno contra João. 

Comentários

Últimas notícias