CÂMARA DOS DEPUTADOS

Lira diz que, se eleito, não transformará presidência em trono

No discurso em defesa da sua postulação, o candidato a presidente da Câmara criticou a forma como o parlamento tem sido conduzido nos últimos dois anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 01/02/2021 às 22:55 | Atualizado em 01/02/2021 às 22:55
Notícia
X

Com um discurso enaltecendo a representatividade conferida a cada um dos parlamentares e a importância de uma Câmara dos Deputados que não centralize seu poder na figura do presidente da Casa, o discurso do deputado federal Arthur Lira (PP-AL), não poupou críticas à forma como o atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) tem conduzido os trabalhos legislativos nestes últimos dois anos.

>>Bancada de PE dará ao menos 13 votos a Lira e 10 a Baleia. Veja em quem cada deputado vota

>>Cientistas políticos comentam o que está em jogo na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados

>>Deputados federais pernambucanos estão otimistas com vitória de Arthur Lira para presidente da Câmara

“Tendo em vista a representatividade deste plenário, coloquei desde o inicio, que teremos uma nova forma de funcionamento desta instituição, que não podem ser submissos, subalternos a vontade de apenas um. A Câmara tem que ser de todos, não pode continuar sendo a Câmara do ‘eu’”, disparou o progressista, sendo bastante aplaudido pelo Plenário.

O parlamentar alagoano também declarou que a cadeira a ser ocupada pelo futuro presidente da Casa, não pode ser vista como um “trono”, prometendo aos deputados que, caso eleito, voltará a realizar reuniões para debater a pauta com antecedência e que daria voz a todos independente do espectro político.

“Temos que dar voz a todos os deputados e deputadas. Tirar o superpoder da presidência para devolver para seu único e legítimo dono, o plenário da Câmara dos Deputados”, discursou. Integram o bloco de Lira, que é o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), os seguintes partidos: PSL, PP, PSD, PL, Republicanos, Podemos, PTB, Patriota, PSC, Pros e Avante. Eles somam 236 deputados ao todo.

 

Acompanhe ao vivo a votação para a Mesa Diretora

Tags

Autor