MUDANÇAS NA SECOM

Bolsonaro exonera Fábio Wajngarten da chefia da Secretaria de Comunicação da Presidência

Com a saída de Wajngarten, um militar ascende ao posto. Presidente nomeou o almirante Flávio Augusto Viana Rocha para exercer o cargo interinamente

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 11/03/2021 às 7:44 | Atualizado em 11/03/2021 às 8:24
Notícia
X

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) exonerou Fábio Wajngarten do cargo de chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), órgão ligado ao Ministério das Comunicações. O ato foi publicado na edição desta quinta-feira (11) do Diário Oficial da União (DOU).

Segundo a publicação, com a saída de Wajngarten, um militar ascende ao posto. O almirante Flávio Augusto Viana Rocha, secretário de Assuntos Estratégicos do Palácio do Planalto, vai exercer, interinamente, o cargo deixado pelo ex-chefe da Secom. O novo titular da pasta é um dos conselheiros mais próximos do presidente Bolsonaro, tem perfil conciliatório e tem bom trânsito com outras áreas do governo, como a ala militar.

Alan Santos
Almirante Flávio Rocha, novo chefe da Secom, ao lado do presidente Jair Bolsonaro - Alan Santos

Fábio Wajngarten estava à frente da Secom desde abril de 2019, em substituição a Floriano Barbosa de Amorim, nomeado no início do governo, após ter trabalhado no gabinete do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente. Em junho de 2020, com a recriação do Ministério das Comunicações, foi nomeado secretário da pasta. 

Empresário do setor de pesquisa de mídia, Wajngarten apoiou Bolsonaro na campanha eleitoral de 2018 e auxiliou o presidente a se aproximar da comunidade judaica. Wajngarten deve ir para outro posto no governo.

Troca de ministérios

A Secom era ligada à Secretaria de Governo da Presidência, liderada pelo ministro Luiz Eduardo Ramos. Com a vinculação ao novo Ministério, suas funções - como o gerenciamento de contratos publicitários do governo e a coordenação da comunicação institucional - passaram a ser subordinadas ao ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Tags

Autor