BRASIL

Desembargador do TJPE pede que brasileiros se preparem porque grupos se articulam "para golpear" o Estado Democrático

O desembargador Bartolomeu Bueno de Freitas Morais afirmou que a articulação está sendo feita por "todos os que têm o poder das armas"

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 14/04/2021 às 20:15 | Atualizado em 15/04/2021 às 13:38
Notícia
X

Em uma rede social, o desembargador Bartolomeu Bueno de Freitas Morais, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), disse, nessa terça-feira (13), para os brasileiros se prepararem, pois "todos os que têm o poder das armas estão se articulando para golpear o Estado Democrático e Social de Direito do Brasil", além de "rasgar a Constituição em vigor". A informação foi adiantada pelo Blog de Jamildo e viralizou após ser compartilhada pelo psolista Guilherme Boulos e pela petista Marília Arraes.

O magistrado afirma, ainda, que há uma briga interna para saber "qual o grupo que vai comandar, tomar o poder e implantar a ditadura". Na avaliação do desembargador do TJPE, essa possível nova ditadura será pior do que a que teve início em 1964.

"Dessa vez não pode ser pacífico, como todos os que ocorreram no Brasil. Estejamos preparados", finaliza a publicação.

Questionado sobre o porquê de ter feito tal afirmação, o desembargador disse, durante entrevista ao programa Balanço de Notícias, da Rádio Jornal, que acredita num golpe devido às últimas declarações e ações feitas, por exemplo, pelo presidente da República. "

"Isso, na verdade, é um sentimento meu. Mas é um sentimento tirado, ou trazido, apurado, de várias ações que a gente está vendo ocorrer neste País. Diversos setores vêm, o tempo todo, tentando solapar as instituições democráticas. O próprio presidente da República vem, o tempo todo, atacando o Supremo Tribunal Federal", afirmou. 

Morais pontuou, ainda, que apoiadores do chefe do Executivo Nacional vêm defendendo o Ato Institucional nº 5 (AI-5), decretado em 13 de dezembro de 1968, que marcou o período de censura e repressão. "Seguidores do presidente vêm atacando essas instituições, defendendo o ato institucional número 5, a volta daquele instrumento normativo terrível, que foi gerado na ditadura de 64. Então, nós estamos acompanhando isso, e nós vemos, de vez em quando, generais de pijama, que são usados, na verdade, para dar recados dos militares da ativa, dizendo que pode haver isso, pode haver aquilo", declarou. 

O magistrado fez questão de deixar claro durante a entrevista que não é apoiador do PT, mas acredita, sim, que um golpe pode estar sendo planejado. "Eu não sou defensor de Lula, nunca votei nele, não tenho partido, mas isso ocorreu quando o general Villas Bôas, que era o comandante ameaçou diretamente o STF, em pleno 7 de setembro, dizendo que se Lula fosse solto poderia haver algum desconforto, alguma coisa. Então, a gente tem sentido isso. Todo dia uma ameaça ao Estado Democrático Social de Direito. E nós como cidadãos, nós que defendemos a Constituição, nós temos que estar preparados", comentou. 

Tags

Autor