Covid-19

'Fechar não é a solução', diz Marco Aurélio Filho após ajudar a elaborar documento que defende lockdown no Recife

Na última terça-feira (20), o vereador, que é vice-presidente da comissão especial de acompanhamento do coronavírus na Câmara, entregou documento à prefeitura que defende um lockdown de no mínimo 21 dias na cidade. Segundo ele, há "divergências" entre os membros do colegiado

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 21/04/2021 às 17:44 | Atualizado em 21/04/2021 às 17:48
Notícia
X

Um dia após apresentar um documento com sugestões para o enfrentamento à pandemia de covid-19 no Recife  (texto que inclusive defende um lockdown de no mínimo 21 dias na cidade) para a Secretaria Municipal de Saúde, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) lançou uma nota afirmando que apoia o uso de máscaras e é contra aglomerações, mas acredita que "fechar tudo não é mais a solução". O parlamentar é vice-presidente da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento do Coronavírus da Câmara do Recife e entregou, junto com outros membros do colegiado, o documento ao gerente-geral de Articulação da Secretaria de Saúde, Hugo Lapenda, na terça-feira (20).

"Na Câmara dos Vereadores do Recife temos procurado apresentar soluções enquanto Casa Legislativa, para que o Poder Executivo coloque em prática, e como todo Parlamento onde se discute ideias, temos divergências nos mais diversos assuntos e a consciência de que o pleno exercício da democracia se dá pela vontade da maioria", diz trecho do comunicado divulgado pelo vereador.

>> Comissão da Câmara do Recife apresenta sugestões sobre enfrentamento à covid-19 para a prefeitura

>> Depois de ampla discussão, Câmara do Recife aprova voto de aplauso a Lula

>> Auxílio Emergencial do Recife é aprovado na Câmara de Vereadores; saiba quem pode receber

>> João Campos envia para Câmara do Recife projeto que permitirá compra de vacinas contra covid-19

Mais adiante, Marco Aurélio Filho diz que no documento entregue pela comissão à Secretaria de Saúde, foram especificadas questões como "o fortalecimento do SAMU, o combate à fakenews, a imunização em massa, a valorização dos profissionais de saúde, o acompanhamento genético das novas cepas, a transparência com os gastos públicos e uma possível extensão do lockdown", mas que, especificamente sobre este último ponto, não concorda com o aumento das restrições na capital pernambucana. De acordo com o parlamentar, caso mais um lockdown fosse implementado, isso poderia vir a prejudicar muitas famílias recifenses.

"Defendo o uso de máscara e a não aglomeração, pontos cruciais para conter o avanço do contágio viral. A nossa maior arma nesse momento é a consciência social e precisamos colocar em prática nosso princípio básico de cidadania, que neste momento é o de agir de forma individual, impactando positivamente a coletividade, para que juntos possamos enfrentar este vírus mortal que também tem sido sinônimo de desaceleração econômica, desemprego e aumento da fome. É fundamental que possamos devolver a dignidade de mães e pais de família que continuam impedidos de trabalhar. Fechar tudo não é mais a solução! O vírus é real, assim como o aumento da desigualdade e da vulnerabilidade social", finaliza o vereador.

Tags

Autor