COLUNA DO ESTADÃO

Amazonas teme uma terceira onda da covid-19 ainda em maio

Autoridades sanitárias avaliam que uma 3ª onda pode atingir o estado em maio devido à diminuição da quantidade de vacinas enviadas e por causa do afrouxamento das ações de prevenção

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 24/04/2021 às 7:13 | Atualizado em 24/04/2021 às 10:34
Notícia
X

Autoridades sanitárias do Amazonas avaliam que uma terceira onda da covid-19 pode atingir o estado em maio devido à diminuição da quantidade de vacinas enviadas nas últimas semanas pelo governo federal e por causa do afrouxamento das ações de prevenção. Inicialmente, a previsão era de que um recrudescimento da doença poderia acontecer apenas em junho deste ano. O Ministério da Saúde foi alertado, mas não sinalizou mudanças no atendimento ao Estado. E, para piorar, Jair Bolsonaro deu péssimo exemplo em Manaus ontem. Ou seja, grande chance de a terceira onda ressurgir no País sobre um platô de quase 3 mil mortes diárias.

Apoio...

A chegada do coronel da Polícia Militar do Distrito Federal André de Sousa Costa na chefia da Secom teve a bênção de ninguém menos que Carlos Bolsonaro, sempre influente na comunicação do governo do pai, o presidente Jair Bolsonaro.

Oi, sumido

Na semana passada, quando discutia-se quem poderia assumir o cargo, surgiu o nome de Fábio Wajngarten. Passou rápido. Um assessor próximo à família Bolsonaro diz que Wajngarten chegou a fazer um movimento para voltar ao cargo, sem sucesso.

Deu ruim?

Segundo interlocutores do presidente, Bolsonaro não teria gostado nem um pouco da entrevista de Wajngarten à Veja, com direito a fritura de Eduardo Pazuello. Acha que o óleo pode respingar no Palácio do Planalto.

Fogo!

Um ministro palaciano vê na fala de Wajngarten a famosa "vacina": sabe que será convocado e quis logo botar na conta de Pazuello e empurrar o colega para a brasa da CPI. Mas Bolsonaro, ao menos por ora, decidiu manter o general no espeto, mas longe das chamas.

Vide...

Prefeitos querem saber até quando é possível estender o prazo para a aplicação da segunda dose da Coronavac (na bula, o prazo máximo é de 28 dias).

...a bula

Para mudar a indicação, contudo, o Butantan precisaria iniciar uma pesquisa e o instituto já está tomado pelos estudos com a Butanvac. Portanto, não há mudança oficial na orientação, mas algumas análises de universidades já indicam prazo estendido por cerca de um mês.

Dada...

O ex-ministro José Aníbal, da ala histórica tucana, vai coordenar a comissão instalada pelo PSDB nacional para encaminhar as prévias presidenciais do partido rumo a 2022.

...a largada

Cinthia Ribeiro, Izalci Lucas, Lucas Redecker, Marco Vinholi, Marcus Pestana e Pedro Vilela completam a comissão. As prévias serão em outubro.

 Eu...

O deputado Frederico D'Avila (PSL) protocolou na Alesp pedido de informação ao secretário de Transportes do Estado, Alexandre Baldy, sobre o andamento da licitação do sistema de monitoramento eletrônico das linhas Azul, Verde e Vermelha do Metrô.

...quero...

Conforme mostrou a Coluna, a licitação previa instalação de câmeras de reconhecimento facial no metrô. No entanto, mesmo com a tecnologia sendo vetada pelo governador, Baldy disse que o contrato no valor de R$ 58 milhões será mantido.

...saber

D'Avila quer saber sobre o andamento do contrato, prazos e respostas do Ministério Público.

Tags

Autor