Levantamento

Avaliação negativa do governo Jair Bolsonaro chega a 50%, diz pesquisa XP-Ipespe

A pesquisa é a nona consecutiva em que a tendência de alta da avaliação negativa se apresenta

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 11/06/2021 às 12:57 | Atualizado em 11/06/2021 às 13:37
Notícia
X

Pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (11), registra continuidade na trajetória de alta da avaliação negativa do governo de Jair Bolsonaro, embora outros indicadores, como a percepção sobre os rumos da economia e o temor em relação à pandemia, tenham melhorado. De acordo com o levantamento, hoje, são 50% os que consideram a administração federal ruim ou péssima, um ponto percentual a mais que no
levantamento de maio.

>> Bolsonaro: que problemas vamos ter com voto impresso, ministro Barroso?

>> Bolsonaro diz ao STF não ter sido irresponsável ao promover aglomerações

>> Bolsonaro diz que ministro da Saúde prepara parecer desobrigando uso de máscara por vacinados ou já infectados pela covid-19

A pesquisa é a nona consecutiva em que a tendência de alta se apresenta. Desde outubro, quando o movimento começa, esse grupo saiu de 31% para os 50% atuais. O número é o pior da série desde o início do governo, junto com maio de 2020. Os que acham o governo Jair Bolsonaro ótimo ou bom somam 26% e 22% acreditam que a gestão é regular. Em maio, esses números eram, respectivamente, 29% e 20%. Tanto na última avaliação quanto na atual, 2% não souberam ou não responderam. 

Economia

Sobre os rumos da economia, saltou de 26% para 29% o grupo dos que consideram o caminho certo, enquanto caiu de 63% para 60% os que veem o caminho errado. Em outra área, caiu de 50% para 45% os que dizem estar com muito medo do surto de coronavírus.

Este é a primeira vez em que há um descolamento desses dois indicadores em relação à avaliação do presidente, que tinham tendências coincidentes até então. Quando a pergunta é sobre a maneira de Bolsonaro governar, o número sobe ainda mais: 60% desaprovam a forma de administrar do presidente. Outros 34% aprovam a maneira como Bolsonaro governa e 6% não sabe ou não respondeu.

Foram realizadas 1.000 entrevistas, de abrangência nacional, nos dias 7, 8, 9 e 10 de junho. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Copa América

Os entrevistados foram questionados também sobre a realização da Copa América no Brasil e 64% são contrários enquanto 29% são favoráveis. Os resultados mostram uma divisão na opinião a partir da aprovação ao presidente. Entre os que têm visão negativa de Bolsonaro, 83% reprovam o torneio. No outro grupo, 58% aprovam a realização da competição no Brasil.

Expectativa

A pesquisa XP/Ipespe também quis saber a expectativa dos brasileiros com relação ao restante do mandato de Jair Bolsonaro. Neste quesito,  47% afirmaram que a expectativa é ruim ou péssima; 29% que a expectativa é ótima ou boa e 19% têm uma expectativa de um mandato regular. Outros 5% não souberam ou não responderam. 

Tags

Autor