PSB

Eleições 2022: Irmão do prefeito do Recife, Pedro Campos analisa se disputa vaga na Alepe ou na Câmara Federal

Informação foi divulgada pelo líder do governo na Alepe, Isaltino Nascimento

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 30/06/2021 às 17:45 | Atualizado em 30/06/2021 às 17:46
Notícia
X

Em entrevista na manhã desta quarta-feira (30), o líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Isaltino Nascimento (PSB), afirmou que Pedro Campos, irmão do prefeito do Recife, João Campos (PSB), está analisando se concorrerá a uma vaga de deputado estadual ou de deputado federal em 2022. Pedro é o terceiro dos cinco filhos que o ex-governador Eduardo Campos teve com Renata Campos.

Segundo Isaltino, uma das principais metas do PSB para 2022 é aumentar a representatividade da Frente Popular tanto na Alepe, quanto na Câmara e no Senado. Quando questionado sobre o futuro de Pedro Campos e do próprio governador Paulo Câmara, o deputado disse que ainda há bastante tempo para que eles possam decidir o que farão no futuro, mas que a decisão deve ser tomada até o próximo mês de março.

>> De olho em 2022, PSB planeja lançar Pedro Campos, irmão de João Campos, para deputado federal

>> Filho de Eduardo Campos discursa na Alepe e critica momento político do Brasil

>> Em discurso, filho de Eduardo pede votos de homenagem e fustiga adversários do PSB

>> 'A Frente Popular só tem um nome para a sucessão de Paulo Câmara: Geraldo Julio', afirma líder do governo na Alepe

>> Luciana Santos deve se tornar primeira governadora de Pernambuco, na República. Sim, houve outras duas

"A nossa meta é manter ou ampliar nosso espaço na Câmara Federal, eleger um senador do grupo político do qual fazemos parte, eleger o governador e o vice-governador, bem como uma bancada federal. Essa questão de Pedro Campos ou do próprio governador Paulo Câmara nós teremos mais tempo para decidir, até março do próximo ano eles vão decidir isso. O governador se continua na gestão até o fim de 2022 ou se vai se desincompatibilizar para disputar algum mandato eletivo. Do mesmo modo Pedro Campos ainda está analisando, há uma tendência que ele possa contribuir tanto na bancada estadual como na bancada federal", explicou o socialista à Rádio Clube.

Se a tendência apontada por Isaltino se confirmar, esta será a primeira disputa eleitoral de Pedro, que ainda era um adolescente quando o pai faleceu em um trágico acidente aéreo, em 2014. Apesar de ser um estreante nas urnas, é possível que, pela tradição da sua família na política, ele tenha uma votação expressiva no próximo ano. Em 2018, quando concorreu à Câmara Federal no seu primeiro pleito, o hoje prefeito João Campos tornou-se o deputado federal mais votado de Pernambuco, com 460.387 votos.

Antes dele, Miguel Arraes, seu bisavô, e Ana Arraes, sua avó, também foram eleitos para o Parlamento com grande apoio do eleitorado. Prima de João e Pedro, a deputada federal Marília Arraes (PT) também chegou à Câmara como uma das mais votadas de Pernambuco em 2018, tendo conquistado 193.108 votos.

No caso de Paulo Câmara, caso queira disputar um cargo eletivo em 2022 ele terá, de acordo com a legislação eleitoral em vigor, que deixar o Palácio do Campo das Princesas até abril. Caso isso ocorra, o governo estadual terá a terceira governadora da sua história, Luciana Santos (PCdoB). A primeira mulher a ocupar o posto foi Brites de Albuquerque, esposa de Duarte Coelho, e a segunda foi Maria Margarida de Castro e Albuquerque, herdeira da capitania por ser descendente de Duarte Coelho e Brites de Albuquerque.

Tags

Autor