ELOGIO

'Você é muito gostoso', brinca Anderson Neiff com João Campos após Brega se tornar patrimônio do Recife

No começo de julho, o Brega se tornou patrimônio imaterial da capital pernambucana

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 05/07/2021 às 10:38 | Atualizado em 05/07/2021 às 11:00
Notícia
X

Um episódio inusitado aconteceu na cerimônia de sanção da lei que reconheceu o Movimento Brega como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, na última quinta-feira (1º). Após assinar o documento que oficializou o título, o prefeito João Campos (PSB) gravou um vídeo ao lado do cantor Anderson Neiff para comentar sobre a nova lei, quando foi surpreendido pelo artista ao ser chamado de 'muito gostoso'. A brincadeira fez o prefeito e nomes de peso do brega local caírem na risada. 

No vídeo, Campos relembra que essa era uma de suas promessas de campanha. "A gente garante a defesa do Brega. Um compromisso nosso, vocês lembram, que agora está firmado e cumprido", diz o prefeito. "E você é muito gostoso, viu?", emenda Neiff, arrancando risos das pessoas que participaram da cerimônia de sanção.

Em outro trecho do vídeo, o cantor volta a chamar João de gostoso. "Eu sei que a mulher dele vai ficar com ciúmes, mas, acontece", diz Anderson, que continuou a brincadeira em uma publicação no seu Instagram. "Não existirá prefeito mais gostoso do que esse. O Brega agora é cultura", postou.

@andersonneiff.ofc_

 

? som original - ANDERSON NEIFF

Patrimônio Imaterial

O prefeito do Recife João Campos sancionou, na tarde desta quinta-feira (1º/7), o projeto de lei que torna o Movimento Brega como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. O momento foi acompanhado por várias personalidades do gênero musical pernambucano como Michelle Melo, MC Elvis, Palas Pinho, Thiago Gravações, MC Sheldon, Eliza Mell, Anderson Neiff e Dany Myler na sede da Prefeitura, no Recife Antigo.

Antes de assinar o projeto, o prefeito conversou com os artistas sobre a oficialização do brega como Patrimônio Cultural Imaterial. "Enquanto recifense eu tenho uma admiração muito grande pela nossa cidade. E a gente teve a oportunidade de conversar algumas vezes e sabemos, como a Michelle [Melo] bem colocou aqui, que a história de cada um de vocês representa uma série de conquistas. O caminho pode ter sido sinuoso, difícil, de altos e baixos, mas representa o sonho de uma gente. Eu tenho certeza que cada ninguém chegou aqui com uma história fácil, entregue, todo mundo construiu [aos poucos]", declarou João Campos. "O Brega é uma manifestação nossa, um patrimônio nosso, e que a gente só possa ver ele crescendo com o tempo. E o que precisar da gente, vocês podem contar", completou.

A cantora Michelle Melo, considerada a Rainha do Brega, lembrou do Rei Reginaldo Rossi e, ao agradecer ao prefeito, reforçou as origens do movimento: "Esse reconhecimento aqui hoje é muito importante, até para que outras pessoas entendam que vale a pena acreditar em quem você é, e o que você gosta de fazer. E deixar claro, mais uma vez, que o brega não é um ritmo. É um movimento, que graças a Deus, nasceu na periferia, por moradores que sabiam do seu valor, e não desistiram até chegar até aqui".

Nas redes sociais, a cantora Dany Myler também fez seu agradecimento ao Prefeito do Recife após a cerimônia. "Não tenho palavras para definir esse momento. Um marco na história do movimento Brega pernambucano, uma conquista que honra a luta e a militância de todos os artistas e profissionais que vem a anos batalhando por esse lugar que sempre foi nosso de direito mas agora, enfim, somos lei!", escreveu.

Aprovado no início de junho na Câmara dos Vereadores, o PLO 01/2021 que tornou o Movimento Brega como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife é de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) e foi justificado como "uma forma de incentivar e valorizar os artistas, dançarinos, empresários e todos aqueles que direta ou indiretamente contribuem com o cenário econômico e cultural da capital pernambucana".

Veja o post de João Campos:

 

Tags

Autor