Redes sociais

Após apaziguar os ânimos com as Forças Armadas, presidente do Senado é chamado de 'frouxo' nas redes sociais

Rodrigo Pacheco manifestou respeito por Forças Armadas após nota criticando fala do senador Omar Aziz; entenda

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 08/07/2021 às 9:31 | Atualizado em 08/07/2021 às 13:22
Notícia
X

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), manifestou "respeito" às Forças Armadas em um discurso nessa quarta-feira (7) e está sendo chamado de 'frouxo' no Twitter. O assunto, inclusive, é um dos mais comentados, na manhã desta quinta-feira (8), na rede social.

>> Senadores veem tentativa de intimidação por parte das Forças Armadas

>> MPF ajuíza ação para que Aeronáutica deixe de ter vagas exclusivas para homens

>> Ministério da Defesa e comandantes das Forças Armadas repudiam falar de Aziz na CPI da Covid

Ele se manifestou depois de uma nota das Forças criticando o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz, por dizer que há um 'lado podre' na instituição. 

"O Omar Aziz dizendo basicamente o que todo brasileiro deveria saber: Rodrigo Pacheco é um frouxo", publicou um usuário.

Outro internauta saiu em defesa de Omar Aziz. "Omar Aziz não é frouxo, como alguns parlamentares. Ele não ofendeu ninguém e foi certíssimo em sua crítica a "alguns militares" suspeitos de crimes. As Forças Armadas ao invés de emitir notinha inoportuna e desproporcional, deveria reafirmar que servem ao país e não a um governo".

Há quem tenha ficado com saudades de Davi Alcolumbre, ex-presidente do Senado. 

"Pacheco é um frouxo sim", escreveu outro.

Entenda o caso

A fala de Pacheco foi feita após a divulgação de uma nota de repúdio do Ministério da Defesa e dos comandantes militares ao presidente da CPI da Pandemia, o senador Omar Aziz (PSD-AM). Segundo as Forças, o senador estava “generalizando esquemas de corrupção” por dizer que existe um “lado podre das Forças Armadas envolvido com falcatrua dentro do governo”.

"Quero aqui, em nome do Senado Federal, render o meu mais profundo respeito ás Forças Armadas, ao Exército, à Marinha, à Aeronáutica, cuja previsão constitucional haverá de ser sempre observada por todos nós", disse Pacheco. "Tenho absoluta convicção que é aquilo que todos os senadores e todas as senadoras, inclusive o senador Omar Aziz, pensam em relação às Forças Armadas", completou.

Omar Aziz respondeu ao presidente do Senado e avaliou que a nota das Forças Armadas foi "desproporcional". "A minha fala foi pontual, não generalizada", disse. 

Aziz disse "os bons das Forças Armadas devem estar muito envergonhados com algumas pessoas que hoje estão na mídia, porque fazia muito tempo, fazia muitos anos que o Brasil não via membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do governo". 

"A nota é desproporcional, muito desproporcional. Vossa Excelência, como presidente do Senado, deveria dizer isso no seu discurso. Eu sou um membro dessa Casa. Eu não aceito que intimide um senador da república. Era isso que eu esperava da Vossa Exelência", disparou o presidente da CPI", disse Aziz a Pacheco.

Leia o texto divulgado pelas Forças Armadas na íntegra:

O Ministro de Estado da Defesa e os Comandantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira repudiam veementemente as declarações do Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, Senador Omar Aziz, no dia 07 de julho de 2021, desrespeitando as Forças Armadas e generalizando esquemas de corrupção.

Essa narrativa, afastada dos fatos, atinge as Forças Armadas de forma vil e leviana, tratando-se de uma acusação grave, infundada e, sobretudo, irresponsável.

A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira são instituições pertencentes ao povo brasileiro e que gozam de elevada credibilidade junto à nossa sociedade conquistada ao longo dos séculos.

Por fim, as Forças Armadas do Brasil, ciosas de se constituírem fator essencial da estabilidade do País, pautam-se pela fiel observância da Lei e, acima de tudo, pelo equilíbrio, ponderação e comprometidas, desde o início da pandemia Covid-19, em preservar e salvar vidas.

As Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano às Instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro.

Walter Souza Braga Netto
Ministro de Estado da Defesa

Alte Esq Almir Garnier Santos
Comandante da Marinha

Gen Ex Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira
Comandante do Exército

Ten Brig Ar Carlos de Almeida Baptista Junior
Comandante da Aeronáutica

Tags

Autor