Senador pernambucano

'Manifestantes estão indignados e querem eleições livres', diz Humberto Costa

Parlamentar é membro titular da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 24/07/2021 às 17:06
Notícia
X
O senador Humberto Costa (PT-PE) esteve neste sábado (24) na manifestação popular pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro no Recife e avaliou que o ato de hoje foi o que contou com o maior número de participantes. Segundo o parlamentar, os manifestantes estavam "muito indignados com os fatos recentes", em referência às questões reveladas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado e às ameaças às eleições feitas por Bolsonaro e agora também pelo ministro da Defesa, Walter Braga Netto, como revelou reportagem do Estadão esta semana.
 
Segundo a reportagem, no dia 8 deste mês, Braga Netto, por meio de um importante interlocutor político, enviou um recado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com a ameaça de que não haveria eleições no ano que vem, caso não fosse aprovada a proposta do voto impresso para 2022.
 
"Os manifestantes defenderam a democracia e a realização de eleições livres", disse Costa ao Estadão. "(Ficou) Muito caracterizada a defesa do Estado Democrático de Direito no ato", completou.
 
>> Atos contra Bolsonaro acontecem pelo País e mobilizam oposição nas redes
>> Ameaça de Braga Netto impulsiona atos contra Bolsonaro, dizem organizadores
>> Veja as imagens do protesto contra Bolsonaro no Recife neste sábado (24)
>> Manifestantes vão às ruas do Recife para mais um protesto contra governo Bolsonaro neste sábado (24)
 
Nesta manhã, antes do início do protesto em Brasília, Jair Bolsonaro foi questionado pela reportagem do Estadão sobre o episódio envolvendo o ministro da Defesa. O presidente estava fazendo um passeio de moto por regiões próximas ao centro da capital federal. Em cima da moto, Bolsonaro acelerou e não respondeu à pergunta. Braga Netto acompanhou o presidente em parte do passeio, mas nesse momento em que Bolsonaro foi indagado, o ministro já não estava mais no grupo.
 
Humberto Costa é membro titular da CPI da Covid no Senado. O parlamentar destacou que o protesto também reforçou o apoio aos trabalhos da comissão.
 
Outros políticos do PT e do PSOL compareceram às manifestações deste sábado contra Bolsonaro, como o senador Paulo Rocha (PT-PA) e o vereador Chico Alencar (PSOL-Rio). Eles usaram máscara nos atos. Paulo Rocha foi à manifestação em Belém. Chico Alencar levou o cartaz "Ditadura nunca mais" ao ato no centro do Rio.
 
Os protestos contra o governo federal são organizados em Brasília, em outros Estados e vários outros países. Esta é a quarta manifestação organizada pela oposição ao presidente em dois meses. A primeira ocorreu em 29 de maio; a segunda, em 19 de junho; e a terceira, em 3 de julho. A movimentação do dia 19 foi a maior até o momento, com 457 atos registrados.
 
As manifestações de hoje defendem, assim como os anteriores, o impeachment do chefe do Executivo e criticam a condução da pandemia em nível federal. Segundo os organizadores, foram marcados mais de 400 atos, que ganharam o nome de #24JContraBolsonaro, em todos os Estados do País.

Tags

Autor