VOTO IMPRESSO

Apoiadores de Bolsonaro caminham pela Avenida Boa Viagem, no Recife, em ato pelo voto impresso

Os atos pelo voto impresso ocorrem, em todo o País, neste domingo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 01/08/2021 às 15:11
Notícia
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Em Pernambuco, ato começou às 14h na orla de Boa Viagem - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Leitura:

O ato pelo voto impresso e auditável, marcado pelos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, reuniu manifestantes na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife, na tarde deste domingo (1º). Manifestantes carregavam cartazes a favor do voto impresso com contagem pública. Entre as mensagens em faixas, uma diz: "Basta! Chega! O povo brasileiro cançou (sic) de ser enganado. Eleição sem voto auditável é fraude. Quem não deve não teme. Brasil acima de tudo". 

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
No Recife, o evento começou às 14h na Avenida Boa Viagem - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Os atos pelo voto impresso ocorreram em várias cidades do Brasil, neste domingo (1º). Inclusive, na última quinta-feira (29), Jair Bolsonaro convocou seus apoiadores a participarem do movimento. No Recife, o evento começou às 14h. Os manifestantes saíram do ponto de concentração, em frente à Padaria Boa Viagem, em direção ao Segundo Jardim.

Empresários, instituições políticas, movimentos conservadores e entidades religiosas estão reunidos em prol da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, de autoria da deputada federal e presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, Bia Kicis (PSL/DF). A PEC 135/19 estabelece que, "no processo de votação e apuração das eleições, dos plebiscitos e dos referendos, independentemente do meio empregado para o registro do voto, é obrigatória a expedição de cédulas físicas conferíveis pelo eleitor".

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
No Recife, manifestantes vestidos com camisa da Seleção Brasileira, alguns com bandeiras do Brasil e sem máscaras, carregam cartazes pedindo o voto impresso - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Sem apresentar provas, o presidente Bolsonaro voltou a afirmar, neste domingo (1º), que há indícios de fraude no sistema eletrônico de votação no Brasil. Segundo divulgou a Agência Estado, em discurso por telefone a apoiadores do voto impresso em Brasília, ele repetiu que, sem eleições "limpas e democráticas", "não haverá eleição" em 2022. Essa é a segunda vez em que Bolsonaro faz, publicamente, uma ameaça direta às eleições de 2022, colocando em dúvida a realização do pleito que pode definir seu substituto na Presidência da República.

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
No Recife, manifestantes vestidos com camisa da Seleção Brasileira, alguns com bandeiras do Brasil e sem máscaras, carregam cartazes pedindo o voto impresso - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Pelo Brasil

Em Brasília, o ato reuniu manifestantes na Praça da República pela manhã. Um dos presentes foi o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, que participou do protesto sem máscara de proteção. 

Já no Rio de Janeiro, os apoiadores do presidente caminharam pela Avenida Atlântica, em Copacabana, ocupando uma extensão de cinco quarteirões do bairro. Durante o protesto, iniciado por volta das 10h, na altura do Posto 5, houve muita aglomeração. No local, cinco carros de som foram posicionados em uma das vias da Atlântica, mais próxima ao calçadão, que costuma ser fechada aos domingos para atividades de lazer.Camisetas foram vendidas no local com o rosto de Bolsonaro e pedidos de voto impresso. Um grande boneco do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vestido de presidiário, foi inflado no local.

Também em defesa do voto impresso nas eleições de 2022, o ato foi realizado em Salvador e marcado por críticas ao governador da Bahia, Rui Costa (PT), e ao ex-prefeito ACM Neto (DEM). Os manifestantes começaram a se concentrar no entorno do Farol da Barra, por volta das 9h. De um minitrio, apoiadores do presidente se revezavam para defender o voto impresso. Entre eles, a secretária de Saúde de Porto Seguro, Raíssa Soares, que defende o "tratamento precoce" contra a covid-19.

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro fazem uma manifestação neste domingo, 1º, na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife, pedindo a volta do voto impresso - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias