REPERCUSSÃO

'República de bananas de Bolsonaro': jornal britânico The Guardian destaca críticas ao desfile militar

Jornal britânico destacou que o ato foi alvo de críticas e ocorreu no mesmo dia da votação da PEC do voto impresso no plenário da Câmara

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 10/08/2021 às 23:15 | Atualizado em 11/08/2021 às 9:40
Notícia
X

O jornal britânico The Guardian destacou que o desfile militar desta terça-feira (10), em Brasília, foi definido com um ato da 'república de bananas de Bolsonaro' por críticos do presidente. O evento, que contou com 150 veículos militares, ocorreu horas antes da PEC do voto impresso ser votada na Câmara dos Deputados.

"Os críticos denunciaram a decisão 'ao estilo da república das bananas' de Jair Bolsonaro de enviar veículos blindados às ruas da capital do Brasil para um raro desfile militar que foi amplamente visto como a tentativa desajeitada de um presidente sitiado de mostrar força", diz trecho da publicação.

REPRODUÇÃO/THE GUARDIAN
Repercussão do ato militar no jornal The Guardian - REPRODUÇÃO/THE GUARDIAN

Bolsonaro acompanhou o desfile de veículos militares blindados da rampa do Palácio do Planalto, em Brasília. O evento, que contou com 150 veículos militares, tinha como mote a entrega de convite a diversas autoridades da República para participarem do dia de Demonstração Operativa, no próximo dia 16 de agosto. O presidente recebeu o convite nesta manhã. Dos veículos do comboio, 14 viaturas ficarão expostas na Esplanada dos Ministérios, em frente ao prédio da Marinha.

O evento não contou com a presença dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) ou do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e nem de dirigentes do poder Judiciário. Junto a Bolsonaro no evento, estavam os comandantes do Exército, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e da Marinha, Almir Garnier Santos; o chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Augusto Heleno; o chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Laerte de Souza Santos; o ministro da Defesa, Walter Braga Netto; o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI); o ministro da Educação, Milton Ribeiro; o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos, dentre outros. Todos apareceram sem o uso de máscara.

O comboio de veículos militares blindados passou pelos arredores do Congresso Nacional como parte da Operação Formosa, um treinamento militar que, pela primeira vez, tem a participação do Exército e da Força Aérea. Parlamentares acusaram o exercício de tentativa de intimidação do Congresso.

A Marinha brasileira informou por meio de nota que o desfile foi planejado antes da agenda de votação da PEC do voto impresso e que o mesmo "não possui relação com a mesma, ou qualquer outro ato em curso nos Poderes da República".

Tags

Autor