Ex-presidente da Câmara

Rodrigo Maia é o novo vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados

Além de Maia, a oposição conta com outros oito vice-líderes, como o pernambucano Tadeu Alencar (PSB)

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 12/08/2021 às 11:12
Notícia
X

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (sem partido) é o novo vice-líder da Oposição ao Governo Jair Bolsonaro na Casa.

Além de Maia, a oposição conta com outros oito vice-líderes: Tadeu Alencar (PSB-PE), Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Fernanda Melchionna (Psol-RS), Jorge Solla (PT-BA), Leônidas Cristino (PDT-CE), Enio Verri (PT-PR), Paulo Teixeira (PT-SP) e Chico D'Angelo (PDT-RJ).

Maia presidiu a Câmara de 2016 a 2019, quando foi sucedido pelo deputado Arthur Lira (PP-AL). Hoje, ele é um crítico de Bolsonaro e das ações do governo.

Desde março, o líder da Oposição é o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ).

Democratas

Maia foi expulso do Democratas após rompimento com o presidente do partido, ACM Neto. Maia já estava insatisfeito na legenda e chegou a pedir a desfiliação do partido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alegando que sofria grave discriminação e que o partido mudou de posicionamento político, aliando-se ao presidente Jair Bolsonaro.

Maia vinha trocando farpas com ACM Neto desde que, na reta final para a sua sucessão no comando da Câmara, o DEM decidiu manter-se neutro na disputa entre Baleia Rossi (MDB-SP) e Arthur Lira (Progressistas-AL), frustrando os planos de Maia, que pretendia eleger o emedebista.

Tags

Autor